Artigos publicados em periódicos
Na moda: Simmel, cultura e consumo
A moda é uma referência obrigatória nos estudos da sociologia, pois abre diversas possibilidades de análise dos grupos sociais e das influências do meio sobre o indivíduo. Muitos sociólogos do final do século XIX, como Tarde, Spencer e Simmel, compartilham
Leia maisDa cidade aos meios: as narrativas da violência e o bairro da Barra da Tijuca
Neste trabalho, são estudadas algumas representações que a mídia ajuda a construir sobre a violência e a degradação social. O jornalismo impresso tem cedido cada vez mais espaço aos fatos relacionados à violência urbana, com volumosa ênfase, no caso brasileiro,
Leia maisComunicação e gestão de resíduos sólidos: um estudo sobre políticas de comunicação ambiental na UERJ
O presente artigo apresenta os primeiros resultados do projeto de extensão “Comunicação e gestão de resíduos sólidos: um estudo sobre políticas de comunicação ambiental na UERJ”, que tem o apoio da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3). O projeto objetiva
Leia maisComunicação, Consumo e Moda: entre os roteiros das aparências
Este artigo aborda a moda a partir de questões comumente debatidas no campo da comunicação social. Tendo o consumo como referência, a discussão propõe levar em conta os apontamentos de Simmel sobre a moda, relacionando-os a teóricos contemporâneos, de maneira
Leia maisArtigos publicados em anais de eventos
Anais da Jornada Identidades, Corpos, Gêneros e Sexualidades
Já estão disponíveis os anais da Jornada Identidades, Corpos, Gêneros e Sexualidades, realizada nos dias 28 e 29 de maio, durante o seminário BERRO! Expressão e Comunicação LGBT+.
Leia maisMegaeventos: Um Estudo Preliminar Sobre as Representações Midiaticas da Violencia no Carnaval e Reveillon do Rio de Janeiro
Através das investigações sobre os diferentes tipos de representações sociais construídos pela mídia, nosso trabalho tem por objetivo demonstrar a mudança do discurso midiático sobre a violência urbana pelos megaeventos, carnaval e reveillon, construindo um novo cenário de paz e
Leia maisSeguros por terra, céu e mar: o efeito Pan nas representações midiáticas do jornal O Globo
Este trabalho, recorte de uma pesquisa em desenvolvimento sobre aspectos específicos produzidos por megaeventos em grandes centros urbanos, investiga as representações sociais que o jornalismo impresso ajuda a construir sobre a violência urbana que se imprime na cidade do Rio
Leia maisAquarelas do Brasil: um estudo sobre as campanhas internacionais de comunicação e o turismo no Brasil
Neste artigo, elegemos como objeto de estudo uma das frentes desenvolvidas pelas políticas de turismo do governo federal: o Plano Aquarela. Trata-se de um plano de marketing turístico internacional desenvolvido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, que evidencia
Leia maisLivros
Centres Commerciaux: Îles urbaines de la post-modernité
Les villes craquent. Avec la faillite du discours urbain moderne, les mégalopoles n’arrivent plus à gérer les embouteillages, la pollution, l’insécurité, etc. La ville post-moderne cherche à créer des espaces délivrés de ces problèmes ; lieux semi-privés, semi-publics, semi-fermés. Dans
Leia maisDesafios contemporâneos em comunicação: perspectivas de relações públicas
Esta coletânea explora várias possibilidades na área de Relações Públicas, trazendo informações claras quanto aos novos usos de antigos instrumentos, bem como novos usos de antigos instrumentos, bem como novas alternativas e contribuições para a teoria, a prática e a
Leia maisDestinos da cidade: comunicação, arte e cultura
Reunindo um conjunto de reflexões sobre temas como comunidades, mídia, consumo, esporte, lazer e arte, este livro destina-se, principalmente, a professores, profissionais, pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação. Além disso, tendo os espaços urbanos como ponto comum, os
Leia maisRedes urbanas: comunicação, arte e tecnologia
Mídia, representações sociais, arte, amor, método e tecnologia são as temáticas que circunscrevem este livro. A proposta comum entre os autores é a de colaborar com os estudos contemporâneos sobre as tecnologias de informação e da comunicação, a fim de
Leia maisCapítulos de livros
Shopping centers: ilhas da pós-modernidade
Dividido em cinco partes, o livro colige uma série de estudos sobre o fenômeno da comunicação na era pós-moderna. A obra está dividida em – I. Cultura, comunicação e significação; II. Aspectos históricos e evolutivos da comunicação; III. Ética e
Leia maisCorpo e consumo: a estética carioca
O que é o corpo? Reflexo, imagem, substância, carne, exterior, físico, objeto de estudos e/ou do desejo? Afinal, Que corpo é esse? A essa questão tão plural, comunicadores, sociólogos, psicanalistas, advogados e escritores, entre outros, procuram responder neste livro. Cada
Leia maisSobre condomínios fechados: as fronteiras do lazer nos espaços contemporâneos
Nas fronteiras do contemporâneo discute algumas tendências do pensamento no contexto contemporâneo relacionadas a dimensões fundamentais da experiência humana. A renegociação das noções de território, arte, corpo e comunicação é enfocada, tendo em vista os processos de subjetivação individual e
Leia maisDesafios contemporâneos à eficiência das relações públicas
Esta coletânea explora várias possibilidades na área de Relações Públicas, trazendo informações claras quanto aos novos usos de antigos instrumentos, bem como novos usos de antigos instrumentos, bem como novas alternativas e contribuições para a teoria, a prática e a
Leia maisTeses e dissertações
Crédito rápido, fácil e sem burocracia: um estudo sobre os usos de cartões de crédito por jovens universitários
A pesquisa detém sua atenção nos sentidos sociais e culturais dos meios de pagamento. Para tal, investiga dois domínios: o universo publicitário construído pelas empresas de tecnologias de pagamento (Visa e MasterCard) e outro prático, vivido por jovens universitários. Correlacionar
Leia maisO real no imaginário: estéticas realistas nas ficções nacionais contemporâneas
Tendo por base a tradicional discussão entre as propostas formativa e realista na teoria cinematográfica e a percepção de um esmaecimento nas fronteiras entre o ficcional e o documental, o presente estudo tem por objetivo analisar nas ficções nacionais contemporâneas
Leia maisMarcas limítrofes, imagens do invisível: representações da marginalidade em Almodóvar
Esta dissertação apresenta uma análise das representações da marginalidade na obra cinematográfica de Pedro Almodóvar, com base na Sociologia do Desvio de Goffman, Becker e Elias, atualizada pela teoria de covering de Yoshino. A intenção do trabalho é problematizar a
Leia maisO Rio que nós queremos: o efeito PAN nas representações midiáticas da violência urbana
Esta dissertação analisa as narrativas do jornal O Globo, publicadas entre 1 e 31 de julho de 2007, mês da realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. O objetivo é a interpretação das representações da violência urbana, observando as
Leia maisArquivo
- dezembro 2024
- novembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- abril 2023
- março 2023
- janeiro 2023
- dezembro 2022
- novembro 2022
- outubro 2022
- setembro 2022
- agosto 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- abril 2022
- março 2022
- fevereiro 2022
- janeiro 2022
- novembro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- abril 2021
- fevereiro 2021
- dezembro 2020
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- março 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
- maio 2018
- abril 2018
- janeiro 2018
- setembro 2017