Sediado na Faculdade de Comunicação Social da UERJ, o Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon) surge no ano de 2012, por meio de recursos oriundos de um edital da FAPERJ. Fundado e coordenado pelo professor Ricardo Ferreira Freitas, o Lacon veio a substituir o projeto Comunicação em Gestão de Resíduos Sólidos (Comgeres), ampliando suas atividades de pesquisa e extensão.

Com a fundação do Lacon, a Faculdade consolidou um núcleo de investigação que tem como um de seus principais objetivos aprofundar os estudos de comunicação no espaço urbano, tendo como diretriz o consumo em suas dimensões sociais, políticas e ambientais. Vinculado também ao programa de pós-graduação (PPGCom/UERJ) e à linha de pesquisa “Cultura de Massa, Cidade e Representação Social”, que investiga o consumo como um dos principais fenômenos pontuados pela comunicação nas cidades, o laboratório tem como subsídio principal os estudos realizados por seus pesquisadores.

O Lacon se sobressai pela produção de inúmeros artigos e livros, pela organização regular de eventos e cursos de extensão e pela promoção do contato da comunidade universitária e do entorno com as temáticas relacionadas à ocupação simbólica e material da cidade. Por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, o laboratório busca instigar a observação crítica da realidade cotidiana e levar o debate sobre  a interface comunicação, cidade e consumo para toda a sociedade, extrapolando os círculos acadêmicos.

Enquanto centro de estudos, o laboratório busca atender às demandas internas de pesquisa da universidade, não só na área de Comunicação, como em áreas afins, bem como promover reflexões e debates intra e extramuros, consistindo em um espaço importantíssimo para aprendizagem dos alunos da graduação e da pós-graduação. Pretende, ainda, ser referência nacional em produções bibliográficas sobre os temas de cidade, consumo e comunicação, servindo como centro de consulta a pesquisadores internos e externos.

O Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon) tem, assim, a missão de desenvolver ações de pesquisa e extensão sobre os temas do consumo, cidade, megaeventos e o papel da mídia acerca desses assuntos.

Atualmente, o espaço conta com uma equipe formada por professores, um técnico, mestrandos e bolsistas (Qualitec, Proatec, extensão, estágio interno complementar, monitoria e PIBIC/CNPq), todos fazendo parte do Grupo de Pesquisa “Comunicação urbana, consumo e eventos”, cadastrado no CNPq, sob a liderança do professor Ricardo Ferreira Freitas.

Em resumo, o laboratório possui como seus objetivos principais:

• A realização de estudos sobre o processo social do consumo e de atividades que correlacionam a produção e o pós-consumo;
• A análise da conexão dessas atividades com a comunicação e a identificação dos efeitos causados tanto na sociedade como no meio ambiente;
• A promoção de cursos, eventos e seminários sobre o tema consumo e pós-consumo, voltados a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores e demais públicos interessados no assunto;
• O fomento da pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento de análises de notícias sobre o consumo, o meio ambiente, os megaeventos e as suas correlações;
• O incentivo à publicação em revistas e periódicos sobre os temas mencionados e a participação dos pesquisadores em seminários e congressos.