Tendo por base a tradicional discussão entre as propostas formativa e realista na teoria cinematográfica e a percepção de um esmaecimento nas fronteiras entre o ficcional e o documental, o presente estudo tem por objetivo analisar nas ficções nacionais contemporâneas a utilização de técnicas que evocam índices realistas em suas produções. Embora a mistura entre o documental e o ficcional possa ser vista em alguns filmes desde os primórdios do cinema, percebe-se que o esmaecimento nas fronteiras entre os gêneros torna-se mais tênue e mais freqüente com o desenvolvimento tecnológico e a digitalização de imagens. A pesquisa entende que a utilização da linguagem documental nos filmes de ficção traz um caráter de credibilidade à estória. Nos filmes nacionais que abordam temas cotidianos em suas narrativas, a realidade evocada através de referências a fatos históricos e eventos reais e a utilização de técnicas características das produções documentais permeiam os filmes de efeitos realistas, revestindo de autenticidade o discurso apresentado. As casualidades e improvisações características dos documentários e as opções estilísticas adotadas pelas ficções acentuam o borramento nas fronteiras entre o que é documental e o que é ficcional nesses filmes, permitindo estimular um novo olhar sobre a realidade retratada nas estórias.

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Referência:

Layne do Amaral Pereira. O real no imaginário: estéticas realistas nas ficções nacionais contemporâneas. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ricardo Ferreira Freitas.

O real no imaginário: estéticas realistas nas ficções nacionais contemporâneas