A cidade-organização e os personagens invisíveis

Ricardo Freitas | Janeiro 2020 Um tanto quanto diferentes do conceito das tradicionais empresas públicas ou privadas, as cidades, especialmente as metrópoles, são exemplos de uma complexidade organizacional que ainda necessita de maior aprofundamento teórico nos estudos das Relações Públicas

Leia mais

O enigma das cidades

Flávio Lins | Novembro 2019 Até a Revolução Industrial, as cidades eram pequenas em termos de população, mas foi em seu espaço que floresceram o comércio, a indústria e, mais tarde, os serviços terciários. Desde o seu surgimento, seguiram imantando

Leia mais

Réveillon, praia e macumba

Roberto Vilela | Novembro 2019 Dia desses eu estava no metrô, indo da Tijuca para o Centro da cidade, quando ouvi duas pessoas conversando sobre aonde passariam o réveillon 2020.Entre idas e vindas no papo,

Leia mais

Videolocadoras são coisas do passado?

Carlos Alberto Diniz | Outubro 2019 Alugar vários filmes na sexta-feira para devolver na segunda, passar horas lendo sinopses das capas dos DVDs, pedir a opinião do atendente e ainda lembrar de rebobinar a fita VHS fazem parte de um

Leia mais

A marca do Festival do Rio

Tetê Mattos | Outubro 2019 Na contemporaneidade, o mundo das marcas se faz cada vez mais presente. Gilles Lipovetsky e Jean Serroy analisam o fenômeno da lógica expansionista da marca nas sociedades pós-industriais,

Leia mais

Onde está a verdade?

Por Daniela Menezes Neiva Barcellos | Agosto 2019 Ir além do que experimentamos. Estamos envolvidos num universo que nos remete à fantasia e ao imaginário. Mas sofremos os seus impactos na vida real.

Leia mais

A comunicação, a violência e o medo

Por Ricardo Freitas | Agosto 2019 A violência e o medo são assuntos recorrentes na sociedade contemporânea, estando constantemente presentes nas narrativas dos veículos de comunicação de massa, das redes sociais, da indústria de entretenimento e das conversas informais

Leia mais

Juventude e imagens

Por Flávio Lins | Julho 2019 Ao tratar dos produtos da indústria cultural, o escritor Edgar Morin chama nossa atenção para que “a cultura de massa […] dá forma à promoção de valores juvenis”. 

Leia mais

Não é só close, é luta!

Por David Landim | Junho 2019 Há 50 anos, em 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, ocorreu a Rebelião de Stonewall, um marco pela luta dos direitos LGBTs. Revoltados com as constantes invasões policiais a bares frequentados por

Leia mais

Um passeio pelos teatros do Centro do Rio

Por Carlos Diniz | Junho 2019 No Centro do Rio de Janeiro, todo dia é dia de teatro. São diversos espaços culturais voltados para essa forma de arte espalhados pela região, muitos com preços acessíveis ou com entrada gratuita.

Leia mais

Não é apenas um videoclipe: atire neles!

Por Gustavo Lacerda | Junho 2019 As horas passam e você não quer estar dentro de um casebre interiorano, sabendo que, a cada minuto contado, um mar de resíduos ganha força e promete romper todos os cômodos do seu cotidiano.

Leia mais

Dia da Bicicleta e do Ciclista

Por Carli Storino | Abril/2019 Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio. (Albert Einstein) Além de cientista, Einstein era um sábio; pedalar só faz bem à saúde.

Leia mais

25 de março, Dia Nacional do Orgulho LGBT

Por Douglas Vinicius | Março/2019 Hoje é Dia Nacional do Orgulho LGBT, mas, apesar da existência da data e de outros direitos que representam conquistas da comunidade e movimentos LGBTs, ainda falta muito para que possamos nos orgulhar de verdade.

Leia mais

Museu do Amanhã: cultura e cidade como espetáculos de consumo

Por Vânia Fortuna|Março/2019 A construção de museus monumentais, apresentada como “obras de arte” de arquitetos com fama internacional, não só se imprime no processo de musealização das cidades globalizadas como também é peça essencial à “revitalização” de espaços urbanos.

Leia mais

O filme “Remoção” e relatos da moradia arrancada

Por Gabriel Neiva  | Fevereiro/2019 “Remoção”, documentário lançado em 2013, tem como mote narrativo principal uma temática pouco explorada nos filões cinematográficos, porém tão recorrente na história da cidade: as remoções populacionais de comunidades e favelas.

Leia mais

Olympia: a cidade onde nem todos tem um preço

Por Igor Lacerda  | Janeiro/2019   No período olímpico, foram criadas muitas memórias sobre o Rio de Janeiro: cidade global, em ascensão, revitalizada. Suas belezas naturais e sua cultura ganharam destaque, sendo valorizadas também.

Leia mais

A Radicalidade da Cidade

Por Adair Rocha | Janeiro/2019 Partida, costurada, maravilhosa, perigosa, assustadora, imprevisível, surpresiva…são alguns dos marcos identitários dessa cidade que conhece e convive com os pressupostos contraditórios de projetos urbanos submissos ao modelo econômico e político e suas consequências dominadoras e exploradoras.

Leia mais

A magia dos festivais

Por Flávio Lins| Dezembro/2018 Chama a nossa atenção que este formato, nascido ainda em tempos primitivos e cujo caráter místico parece indissociável,siga se ajustando aos diversos momentos da história, inclusive à evolução das tecnologias.

Leia mais

Entrevista com Carlos Guilherme Vogel – Soccer Boys

Nossa última entrevista do ano é com Carlos Guilherme Vogel, gaúcho, mestrando do PPGCom/UERJ e produtor audiovisual. Soccer Boys, seu mais novo projeto, foi ganhador do I Edital Doc Futura e repercutiu bastante na imprensa. Confira abaixo a entrevista completa:

Leia mais

Os troféus do Festival do Rio: discursos e simbologia

Por Tetê Mattos | Novembro/2018  Em “Fostering art, adding value, cultivating taste” [Promovendo a arte, agregando valor, cultivando o gosto], Marijke De Valck parte da abordagem sociológica baseada nos conceitos de “campo”, “capital” e “habitus”

Leia mais

A intervenção militar como um drama de Kafka

Por Igor Lacerda | Outubro/2018   Alguém devia ter caluniado Josef K., visto que uma manhã o prenderam, embora ele não tivesse feito qualquer mal (…) Qual é o sentido desta grande organização? Não é outro senão o de prender pessoas

Leia mais

Simmel, dinheiro e comunicação

Por Ricardo Ferreira Freitas | Setembro/2018 Contemporâneo de Durkheim, o alemão Georg Simmel (1858-1918) oferece uma visão diferente sobre a sociedade e sobre o objeto da ciência que pretende estudá-la.

Leia mais

A natureza multifacetada do Rock in Rio

  Por Flávio Lins | Setembro/2018 Surgido no Brasil em 1985, já como um grande evento, o festival de música Rock in Rio converteu-se em um espetáculo que extrapolou os muros da Cidade do Rock, bem como as fronteiras nacionais.

Leia mais

Rio, o antigo do que vai adiante

Por Roberto Elias | Agosto/2018 No último dia 23 de agosto, 15 ossadas foram encontradas durante as escavações para a expansão do veículo leve sobre trilhos (VLT).

Leia mais

Festivais de Cinema e as Cidades

Por Tetê Mattos| Agosto/2018 Nas últimas décadas estamos assistindo a uma proliferação no número de festivais audiovisuais. Este fenômeno, de caráter internacional, atribui aos festivais uma forte importância na contemporaneidade devido à repercussão que estes eventos exercem no imaginário das

Leia mais

Sobre o conceito de Heterotopia

Por Gabriel Neiva| Julho/2018 Os estudos sobre a cidade continuam a ocupar posição central no campo das ciências comunicacionais, como é observado nos textos diversos associados a este laboratório, o Lacon.

Leia mais

Do Rio Olímpico ao Rio Criativo

Por Flávia Barroso de Mello | Junho/2018 Desde 2007, quando foi indicada para cidade sede da Copa do Mundo de 2014, o mundo voltou seu olhar para a cidade do Rio de Janeiro, que iniciou, então, seu ambicioso projeto de tornar-se

Leia mais

Temos escolha?

Por Daniela Menezes Neiva Barcellos | Junho/2018   Uma infinidade de fenômenos está presente na construção do tecido social da cidade. Direcionamos nosso olhar agora para um deles: a alimentação.

Leia mais
Curta o Lacon no Facebook