Videolocadoras são coisas do passado?

Carlos Alberto Diniz | Outubro 2019 Alugar vários filmes na sexta-feira para devolver na segunda, passar horas lendo sinopses das capas dos DVDs, pedir a opinião do atendente e ainda lembrar de rebobinar a fita VHS fazem parte de um

Leia mais

A marca do Festival do Rio

Tetê Mattos | Outubro 2019 Na contemporaneidade, o mundo das marcas se faz cada vez mais presente. Gilles Lipovetsky e Jean Serroy analisam o fenômeno da lógica expansionista da marca nas sociedades pós-industriais,

Leia mais

Onde está a verdade?

Por Daniela Menezes Neiva Barcellos | Agosto 2019 Ir além do que experimentamos. Estamos envolvidos num universo que nos remete à fantasia e ao imaginário. Mas sofremos os seus impactos na vida real.

Leia mais

A comunicação, a violência e o medo

Por Ricardo Freitas | Agosto 2019 A violência e o medo são assuntos recorrentes na sociedade contemporânea, estando constantemente presentes nas narrativas dos veículos de comunicação de massa, das redes sociais, da indústria de entretenimento e das conversas informais

Leia mais

Juventude e imagens

Por Flávio Lins | Julho 2019 Ao tratar dos produtos da indústria cultural, o escritor Edgar Morin chama nossa atenção para que “a cultura de massa […] dá forma à promoção de valores juvenis”. 

Leia mais

Não é só close, é luta!

Por David Landim | Junho 2019 Há 50 anos, em 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, ocorreu a Rebelião de Stonewall, um marco pela luta dos direitos LGBTs. Revoltados com as constantes invasões policiais a bares frequentados por

Leia mais

Um passeio pelos teatros do Centro do Rio

Por Carlos Diniz | Junho 2019 No Centro do Rio de Janeiro, todo dia é dia de teatro. São diversos espaços culturais voltados para essa forma de arte espalhados pela região, muitos com preços acessíveis ou com entrada gratuita.

Leia mais

Não é apenas um videoclipe: atire neles!

Por Gustavo Lacerda | Junho 2019 As horas passam e você não quer estar dentro de um casebre interiorano, sabendo que, a cada minuto contado, um mar de resíduos ganha força e promete romper todos os cômodos do seu cotidiano.

Leia mais

Dia da Bicicleta e do Ciclista

Por Carli Storino | Abril/2019 Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio. (Albert Einstein) Além de cientista, Einstein era um sábio; pedalar só faz bem à saúde.

Leia mais

25 de março, Dia Nacional do Orgulho LGBT

Por Douglas Vinicius | Março/2019 Hoje é Dia Nacional do Orgulho LGBT, mas, apesar da existência da data e de outros direitos que representam conquistas da comunidade e movimentos LGBTs, ainda falta muito para que possamos nos orgulhar de verdade.

Leia mais

Museu do Amanhã: cultura e cidade como espetáculos de consumo

Por Vânia Fortuna|Março/2019 A construção de museus monumentais, apresentada como “obras de arte” de arquitetos com fama internacional, não só se imprime no processo de musealização das cidades globalizadas como também é peça essencial à “revitalização” de espaços urbanos.

Leia mais

O filme “Remoção” e relatos da moradia arrancada

Por Gabriel Neiva  | Fevereiro/2019 “Remoção”, documentário lançado em 2013, tem como mote narrativo principal uma temática pouco explorada nos filões cinematográficos, porém tão recorrente na história da cidade: as remoções populacionais de comunidades e favelas.

Leia mais

Olympia: a cidade onde nem todos tem um preço

Por Igor Lacerda  | Janeiro/2019   No período olímpico, foram criadas muitas memórias sobre o Rio de Janeiro: cidade global, em ascensão, revitalizada. Suas belezas naturais e sua cultura ganharam destaque, sendo valorizadas também.

Leia mais

A Radicalidade da Cidade

Por Adair Rocha | Janeiro/2019 Partida, costurada, maravilhosa, perigosa, assustadora, imprevisível, surpresiva…são alguns dos marcos identitários dessa cidade que conhece e convive com os pressupostos contraditórios de projetos urbanos submissos ao modelo econômico e político e suas consequências dominadoras e exploradoras.

Leia mais

A magia dos festivais

Por Flávio Lins| Dezembro/2018 Chama a nossa atenção que este formato, nascido ainda em tempos primitivos e cujo caráter místico parece indissociável,siga se ajustando aos diversos momentos da história, inclusive à evolução das tecnologias.

Leia mais

Entrevista com Carlos Guilherme Vogel – Soccer Boys

Nossa última entrevista do ano é com Carlos Guilherme Vogel, gaúcho, mestrando do PPGCom/UERJ e produtor audiovisual. Soccer Boys, seu mais novo projeto, foi ganhador do I Edital Doc Futura e repercutiu bastante na imprensa. Confira abaixo a entrevista completa:

Leia mais

Os troféus do Festival do Rio: discursos e simbologia

Por Tetê Mattos | Novembro/2018  Em “Fostering art, adding value, cultivating taste” [Promovendo a arte, agregando valor, cultivando o gosto], Marijke De Valck parte da abordagem sociológica baseada nos conceitos de “campo”, “capital” e “habitus”

Leia mais

A intervenção militar como um drama de Kafka

Por Igor Lacerda | Outubro/2018   Alguém devia ter caluniado Josef K., visto que uma manhã o prenderam, embora ele não tivesse feito qualquer mal (…) Qual é o sentido desta grande organização? Não é outro senão o de prender pessoas

Leia mais

Simmel, dinheiro e comunicação

Por Ricardo Ferreira Freitas | Setembro/2018 Contemporâneo de Durkheim, o alemão Georg Simmel (1858-1918) oferece uma visão diferente sobre a sociedade e sobre o objeto da ciência que pretende estudá-la.

Leia mais

A natureza multifacetada do Rock in Rio

  Por Flávio Lins | Setembro/2018 Surgido no Brasil em 1985, já como um grande evento, o festival de música Rock in Rio converteu-se em um espetáculo que extrapolou os muros da Cidade do Rock, bem como as fronteiras nacionais.

Leia mais

Rio, o antigo do que vai adiante

Por Roberto Elias | Agosto/2018 No último dia 23 de agosto, 15 ossadas foram encontradas durante as escavações para a expansão do veículo leve sobre trilhos (VLT).

Leia mais

Festivais de Cinema e as Cidades

Por Tetê Mattos| Agosto/2018 Nas últimas décadas estamos assistindo a uma proliferação no número de festivais audiovisuais. Este fenômeno, de caráter internacional, atribui aos festivais uma forte importância na contemporaneidade devido à repercussão que estes eventos exercem no imaginário das

Leia mais

Sobre o conceito de Heterotopia

Por Gabriel Neiva| Julho/2018 Os estudos sobre a cidade continuam a ocupar posição central no campo das ciências comunicacionais, como é observado nos textos diversos associados a este laboratório, o Lacon.

Leia mais

Do Rio Olímpico ao Rio Criativo

Por Flávia Barroso de Mello | Junho/2018 Desde 2007, quando foi indicada para cidade sede da Copa do Mundo de 2014, o mundo voltou seu olhar para a cidade do Rio de Janeiro, que iniciou, então, seu ambicioso projeto de tornar-se

Leia mais

Temos escolha?

Por Daniela Menezes Neiva Barcellos | Junho/2018   Uma infinidade de fenômenos está presente na construção do tecido social da cidade. Direcionamos nosso olhar agora para um deles: a alimentação.

Leia mais
Curta o Lacon no Facebook