Felipe Targino | Retrospectiva

Dando continuidade a retrospectiva do XVII Congresso ABRAPCORP realizado na UERJ neste ano de 2023, o LACON apresenta mais um texto dos voluntários de imprensa responsáveis pela cobertura das mesas do evento. Neste texto o aluno Felipe Targino cobriu a Mesa 1 com o tema “Comunicação Organizacional e ativismos nas cidades”.

A abertura oficial do XVII Congresso Abrapcorp ocorreu na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 10 de maio de 2023, com a presença de pesquisadores da área de Comunicação. Destaque do primeiro dia, a mesa “Comunicação organizacional e ativismo nas cidades” teve como palestrantes: a professora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM, Inara Regina Batista da Costa; a diretora de programas no Instituto Clima e Sociedade, Teresa Liporace; e a fundadora da Mundo Im.Perfeito e pesquisadora de mães atípicas, Patricia Salvatori.

A mesa teve início com Inara Regina, que destacou a importância da Amazônia para o Brasil e também para o mundo, além de comentar a necessidade do diálogo com a população que vive nesses locais, para o perfeito entendimento sobre as questões que essas pessoas passam, como violações de direitos e falta de insumos básicos para a sobrevivência.

Diretora de programas do Instituto Clima e Sociedade, Teresa Liporace enfatizou a luta pela preservação do meio ambiente e a importância da comunicação nesse enfrentamento, que, segundo a palestrante, deve ser de todos os indivíduos, começando pelos pequenos atos. Para Teresa: “debates como esses mostram o quanto é importante a gente aperfeiçoar as nossas mensagens, saber comunicar a importância do combate ao desmatamento para a nossa vida cotidiana. A mudança do clima é importante, mas ela acontece todos os dias, quando a gente vai ao supermercado ver o preço do alimento, quando a gente recebe a conta de luz, quando tem escassez hídrica, então, primeiro a gente precisa entender isso”.

Encerrando as falas da mesa, a fundadora da Mundo Im.Perfeito e pesquisadora de mães atípicas, Patricia Salvatori, trouxe ao debate a importância de se discutir a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Segundo Patrícia, “o assunto da deficiência acaba ficando restrito às pessoas que trabalham com a causa, então, quando você fura a bolha e fala com outras pessoas, você consegue trazer uma sensibilização sobre o tema e, com o tempo, promover uma conscientização, fazer com que as pessoas entendam mais sobre o assunto, porque é fundamental para fazer com que as pessoas com deficiência vivam plenamente, com todo seu processo de cidadania”.

Mesa “Comunicação organizacional e ativismos nas cidades”