Segundo o já falecido jornalista Geneton Moraes Neto, “existem duas realidades: a realidade oficial e a realidade dos fatos”. A frase do jornalista pode parecer confusa em primeira impressão, porém, com compreensão ela se torna brilhante para que possamos entender a verdadeira função do jornalismo crítico para com a manutenção social que os fatos reproduzidos pelo ofício causa. Afinal, é dever jornalístico dar espaço para ambas as partes envolvidas em um caso factual e se possível buscar relatos também de especialistas sem envolvimento com as partes. Porém, em qualquer caso, o jornalismo exige também que o relato seja analisado sobre a luz da verdade apurada do fato.

Fonte: iStock.
Marcinho VP em entrevista exclusiva para Caco Barcellos, diretamente de Buenos Aires, onde o traficante se refugiava. Fonte da imagem: TV Globo (Reprodução).
A histórica entrevista de Geneton Moraes Neto com o general Newton Cruz, responsável por diversos atos de barbárie durante a ditadura militar. Fonte da imagem: TV Globo (Reprodução).

.   .   .

Por um jornalismo além das notas