Carolina de Vasconcelos | Janeiro 2022

Em 2016, a empresa norte-americana Mattel, criadora da boneca Barbie, lançou uma nova linha da coleção Fashionistas, que inovou ao ser seu lançamento mais diverso até então. As bonecas passaram a apresentar três biotipos corporais diferentes da original: curvilínea, alta e baixa. Além disso, as Barbies vinham em 7 tonalidades de pele, 22 cores de olhos e 24 tipos de cabelo. Quatro anos depois, a coleção Fashionistas de 2020 trouxe ainda mais diversidade ao plano, incluindo em seu catálogo uma boneca com vitiligo, uma sem cabelos, outra com uma prótese dourada no lugar da perna.

Algumas das bonecas que fazem parte da coleção Fashionistas da Mattel. Fonte: Reprodução da internet.
Referências bibliográficas:
FILIPPE, Marina. Pessoa com deficiência, negra e mais diversidade na nova linha de Barbie. EXAME, 30 jan. 2020, online. Disponível em: https://exame.com/marketing/pessoa-com-deficiencia-negra-e-mais-diversidade-na-nova-linha-de-barbie/
G1. Mattel lança Barbie com deficiência física. G1, 15 fev. 2019, online. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2019/02/15/mattel-lanca-barbie-com-deficiencia-fisica.ghtml
NOVAS, Karan. Por que as marcas se tornaram ativistas da diversidade. Época Negócios, Empresa, 13 set. 2021, online. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/amp/Empresa/noticia/2021/09/por-que-marcas-se-tornaram-ativistas-da-diversidade.html
 .   .   .
A boneca Barbie e a diversidade nas marcas