Entre os dias 27 e 31 de maio, o Lacon organizará o BERRO! Expressão e Comunicação LGBT+. O evento contará com Cine Debate, Mostra de Fotografia, mesas temáticas, apresentação de trabalhos científicos e lançamento de livros e de um glossário. Veja abaixo a programação completa e não deixe de acompanhar as novidades na página do Lacon no Facebook e de confirmar presença no evento.

Dia 1 – 27 de maio de 2019 (segunda-feira)

Tarde

– Minicurso sobre o conceito Camp, ministrado por Rafael Nacif (produtor cultural, doutorando do PPGCom/UERJ e organizador do evento “Camp! – Arte e Diferença”). (14h- 16h) LOCAL: AUDITÓRIO CARTOLA

– Abertura do Cine Debate (curadoria Tetê Mattos e Guilherme Vogel). (16h-18h) LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA CTE

Programação: Apenas o que você precisa saber sobre mim (Maria Augusta Villalba Neves); Aqueles Dois (Émerson Maranhão)

Noite (18h-20h)

– Conferência de abertura da semana BERRO! Expressão e Comunicação LGBT+: “Representatividade e visibilidade social das pessoas LGBT+” LOCAL: AUDITÓRIO 91 (lado comunicação)

Convidados: Anna Uziel (Prof. da UERJ e pesquisadora associada do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos) e Luma Andrade (profa. IHL/Unilab). Moderação: Ricardo Ferreira Freitas (prof. FCS/UERJ).

Dia 2 – 28 de maio de 2019

Manhã (9h – 12h)

– Jornada “Identidades, Corpos, Gêneros e Sexualidades” (coordenação: Igor Lacerda e Tatiana Couto)

GT1: Representação de LGBT+ nos meios de comunicação LOCAL: AUDITÓRIO PPGCOM

Tarde

– Mesa “Mídia, Visibilidade e Comunidade LGBT+” (14h – 16h) LOCAL: AUDITÓRIO PPGCOM

Convidados: Thi Gresa (mestra no PPGCom/UERJ); Eduardo Bianchi (doutor pelo PPGCom/UERJ); Eduardo Peret (doutorando em Sociologia no IFCS/UFRJ).

Moderação: Ana Enne (profa. de Comunicação da UFF).

– Mesa “Cultura e movimento LGBT+” (16h – 18h) LOCAL: AUDITÓRIO PPGCOM

Convidados: Taya Carneiro Silva de Queiroz (mestranda no PPGFAC/UnB), Clayton Vidal (doutorando no PPGCom/UERJ); Lucas Bragança (autor do livro “Desaquendando…”); Tertualiana Lustosa (artista visual, cordelista e escritora)

Moderação: Ítalo Moriconi (crítico literário, poeta e prof. da UERJ).

Dia 3 – 29 de maio de 2019 (quarta-feira)

Manhã (9h – 12h)

– Jornada “Identidades, Corpos, Gêneros e Sexualidades” – GT2: Ativismos e resistências do movimento de LGBT+GT1: Representação de LGBT+ nos meios de comunicação

LOCAL: AUDITÓRIO PPGCOM

Tarde

– Mesa “Produções audiovisuais e representação do movimento LGBT+” (14h – 16h) LOCAL: AUDITÓRIO PPGCOM

Convidados: Márcio Andrade (doutor pelo PPGCom/UERJ), Vagner de Almeida (Coordenador de projetos ABIA); e Felipe Sholl (diretor de cinema e jornalista).

Moderação: Marcos William (Mestrando do PPGCom)

– Palestra com curadores da Mostra de Fotografia (16h – 17h) LOCAL: AUDITÓRIO CARTOLA (COART)

Convidados: Débora Gauziski, Fernando Gonçalves e Angelo Duarte

Noite (17h – 20h)

– Cine Debate LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA CTE

Programação: Majur (Rafael Irineu); Inconfissões (Ana Galizia)

Moderação: Euler Siqueira (prof. UFRRJ)

Dia 4 – 30 de maio de 2019 (quinta-feira)

Manhã (10h – 12h)

– Cine Debate LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA CTE

Programação: Marielle and Monica: the LGBT activists resisting Bolsonaro’s Brazil (Fábio Erdos) e Soccer Boys (André Machado e Lilian Diehl)

Moderação: Cíntia Sanmartin (Profa. da FCS/UERJ)

– Mesa Produção de Conteúdo LGBT+ (14h – 16h) AUDITÓRIO PPGCOM

Convidados: Gab Meinberg (Sócio da Agência de Audiovisual Vinte Poucos); Felipe Martins (Revista Rio Gay Life); Germana Belo e Vivian Schiller (Websérie RED).

Moderação: Thiago Soares (PPGCom/UFPE).

Dia 5 – 31 de maio de 2019

– Cine Debate (10h – 12h) LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA CTE

Programação: Vaca Profana (René Guerra); Negrum3 (Diego Paulino)

Moderação: Denise Siqueira

– Roda de Conversa: LGBT+ e o Mercado de Trabalho” (14h – 16h) LOCAL: RAV 102

Convidados: Enayle Psi e Natalí Ferreira (sócias da Brigadelândia Doces); Yasmin Reis (presidente da rede LGBTQ+ da Shell, a TRUEColors); Luiz Oliveira (advisor de comunicação externa e ex presidente/co-criador da TRUEColors); Betina Polaroid (fotografa). Moderação: André Lázaro (LPP/ UERJ)

– Lançamento do “Glossário LGBT+” (16h – 17h) LOCAL: RAV 102

Convidados: *Coletivo Ametista. Moderação: Douglas Vinicius Alves Barrozo (aluno de Jornalismo da FCS/UERJ e militante do movimento LGBT+).

– Conferência de Encerramento “Os Incômodos da Voz da Pabllo Vittar” (17h – 19h) LOCAL: AUDITÓRIO 91

Convidado: Thiago Soares (PPGCom/UFPE).

Todos os dias de evento

– Mostra de fotografias e artes visuais LOCAL: COART

Locais

– Auditório PPGCom/UERJ – sala 10.121, bloco F