A 13º edição do Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas aconteceu entre os dias 6 e 9 de maio em São Paulo, na Faculdade Cásper Líbero. Pesquisadores do Lacon participaram do evento no “GT 2 – Comunicação, Consumo e Organizações”.

Na sessão 1: “Comunicação, tecnologias e consumo”, três pesquisadores do laboratório apresentaram seus artigos. Com o tema “Comunicação, Consumo e Organizações: um estudo sobre as afetações de fake news nas marcas”, o professor Ricardo Freitas fez sua apresentação no dia 8 de maio. No mesmo dia, Fausto Amaro e Débora Gauziski abordaram o seguinte tema: “Influenciadoras digitais no Instagram: o papel da alimentação na narrativa fitness”.

No dia 9, quatro das pesquisadoras do Lacon marcaram presença na sessão 2: “Consumo, cidades e eventos”, tratando dos seguintes tópicos: “Megaeventos, Porto Maravilha e a retórica do legado: a construção discursiva do ‘Rio, cidade global'”, por Flávia Mello e Vânia Fortuna; “Rio Criativo e a valorização da Marca ‘Rio’: um estudo sobre o uso de eventos com estratégia de city branding”, por Jorgiana Brennand; e “Representações sociais da mulher torcedora no consumo do esporte mais popular do Brasil”, por Maria Helena Carmo dos Santos.

                                      

Concomitantemente, na sessão 3, intitulada “Consumos, marcas e experiências”, outros quatro pesquisadores do laboratório estiveram presentes. A pesquisadora Alessandra Porto apresentou o artigo “Gang dos Patins: lazer, consumo, afetos e sociabilidades em Copacabana”. O trabalho “‘Um paraíso tropical distópico’: Imaginários sobre a Marca Rio no Documentário Rio 50 Degrees – Carry on Carioca” foi trazido por Ana Teresa Gotardo, enquanto os pesquisadores Igor Lacerda e Érica Oliveira Fortuna discutiram a pesquisa “Medo dos espaços urbanos: narrativas do jornal O Globo sobre a ‘Lapa caótica'”.

Pesquisadores do Lacon participaram da XIII Abrapcorp