No dia 30 de agosto, das 14h às 17h30, a sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa recebe o I Colóquio Políticas Culturais, Diversidade e Desigualdade, com a mesa de debate “Fé cega e facas amoladas: insegurança, intolerância e exclusão”. O evento tem entrada franca e garante certificado aos que solicitarem.No dia 30 de agosto, das 14h às 17h30, a sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa recebe o I Colóquio Políticas Culturais, Diversidade e Desigualdade, com a mesa de debate “Fé cega e facas amoladas: insegurança, intolerância e exclusão”. O evento tem entrada franca e garante certificado aos que solicitarem.

Essa mesa de debates tem por objetivo refletir acerca da relação entre a produção de insegurança e respostas excepcionais adotadas como procedimentos de rotina. Isso porque a produção de insegurança serve para legitimar e, ao mesmo tempo, instrumentalizar regimes de exceção, cujas práticas estimulam e reforçam manifestações de intolerância às diversidades religiosa, sexual, étnico-racial, de gênero, entre outras.  Práticas excepcionais, tomadas como rotinas, abrem-se à naturalização das violências e violações de forma a justificar as práticas estatais de exclusão. Tais práticas coercitivas também ocorrem sobre manifestações culturais produzidas em favelas e periferias, por meio de proibição ou controle militar das atividades de lazer realizadas pelas populações em seus territórios.
Organizado no âmbito da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão, o colóquio tem como proposta debater acerca das complexidades envolvidas nas correlações de forças implicadas nas definições das políticas culturais na atualidade.

Informações pelo email eventos.catedraunescopolcult@gmail.com ; site (goo.gl/NPR4W6); ou telefone (21 3289-8610).

*Release publicado no site da Fundação Casa Rui Barbosa.

Casa Rui Barbosa recebe I Colóquio sobre Políticas culturais, diversidade desigualdade