A dimensão do sensível aponta para uma perspectiva distinta daquela implicada na lógica de uma cultura que se quer racional, objetiva, tecnológica. Refletir acerca da emoção, do pathos, sobre o corpo que os comporta e sobre os meios de comunicação nos conduz a uma série de questionamentos: como se articula o sensível na comunicação? Que tipos de relações sociais se configuram partindo da articulação mídia-afeto? Qual é a medida do sensível no entretenimento e no lazer midiáticos? Que papel o corpo ocupa nesses contextos mídia-emoção-espaço urbano?

Pensar sobre a relação do corpo e da expressão das emoções com o universo da comunicação é inadiável. Nos processos de comunicação, a emoção joga um papel fundamental porque reforça vínculos além de um modo estritamente racional/objetivo. E se a existência é afetiva, ela é, também, corporal. É o corpo, com seus gestos e palavras, que traduz a emoção socialmente construída.

Este livro discute relações e interações entre corpo, emoção e mídia, lançando mão de diferentes abordagens, mas, especialmente, de uma leitura da antropologia das emoções. Em uma perspectiva de análise social, tendo em vista a relevância das noções de emoção e corpo no âmbito da comunicação, este trabalho pretende oferecer uma contribuição para se pensar alguns aspectos da cultura e da sociedade brasileiras contemporâneas.

*Resumo do livro.

Clique aqui para comprar este livro

 

Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; AZEVEDO, Elaine. Emoções nos corpos loucos em Caminho das Índias. In: SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira (Org.). A construção social das emoções: corpo e produção de sentidos na Comunicação. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2015, v. 1, p. 59-74.

Emoções nos corpos loucos em Caminho das Índias