Este trabalho aborda a especial vocação da cidade do Rio de Janeiro para abrigar megaeventos, oportunidade em que se forma uma rede de comunicação urbana que convida a cidade, a população e o visitante à produção de novos sentidos, seduzidos por uma metrópole que apresenta variedade cultural conjugada à beleza natural. Para entender essa dinâmica, revisitamos a trajetória histórica que desenvolveu tal vocação, a mudança de imagem da cidade após a transferência da capital do país e a busca pela superação. O Rio recuperou sua auto-estima e continua atraindo grandes investidores e produzindo eventos de grande porte, como verificamos nos Jogos Pan-americanos de 2007, evento que elucida este artigo.

Clique aqui para visualizar este artigo completo

Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; Vania Oliveira Fortuna. O Rio de Janeiro continua lindo, O Rio de Janeiro continua sendo o grande palco brasileiro de megaeventos. In: XXXI Intercom, 2008, Natal. Anais do 31º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal (UFRN/UERN). São Paulo: Intercom, 2008. p. 714-729.

O Rio de Janeiro continua lindo, O Rio de Janeiro continua sendo o grande palco brasileiro de megaeventos