Neste trabalho, são estudadas algumas representações sociais que a mídia ajuda a construir sobre a violência na contemporaneidade. O jornalismo impresso tem cedido cada vez mais espaço aos fatos relacionados à violência urbana. Este artigo comenta algumas representações sobre as manifestações dos estudantes na França, nos meses de março e abril de 2006, no jornal O Globo. Entre outros aspectos, é analisada a valorização da violência como conteúdo principal das matérias sobre as reivindicações do estudantes, em detrimento das questões trabalhistas e estudantis que originaram o conjunto de protestos. Neste estudo, a violência é o assunto escolhido para o desenvolvimento de uma melhor compreensão sobre a construção do imaginário da metrópole contemporânea. Assim, recorremos às ciências sociais e às teorias da comunicação como bases teóricas de compreensão e análise das questões suscitadas.

Clique aqui para visualizar este artigo completo

Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; LESSA, Roberta Sant’anna. Arrastão em Paris: um estudo da cobertura do jornal O Globo sobre as manifestações dos estudantes franceses em março de 2006. In: XXIX Intercom, 2006, Brasília. Anais do 29º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Brasília (UNB). São Paulo: Intercom, 2006. p. 101-113.