Neste trabalho, são estudadas algumas representações que a mídia ajuda a construir sobre a violência e a degradação social. O jornalismo impresso tem cedido cada vez mais espaço aos fatos relacionados à violência urbana, com volumosa ênfase, no caso brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro. Com isso, o medo e o pânico são componentes cada vez mais presentes nas vidas dos cidadãos, provocando a fuga ao espaço privado em detrimento do público. Como material de análise, trabalhamos com as matérias jornalísticas e os anúncios publicitários sobre o bairro da Barra da Tijuca veiculados pelo jornal O Globo no período de agosto de 2003 a junho de 2005.Ricardo Ferreira Freitas é professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Doutor em sociologia pela Universidade Paris V/Sorbonne, mestre em comunicação e cultura pela ECO/UFRJ e graduado em relações públicas pela Uerj. Autor de Centres commerciaux: îles urbaines de la post modernité. Paris, L’Harmattan, 1996. Organizador, com Luciane Lucas, de “Desafios contemporâneos em comunicação”. São Paulo, Summus editorial, 2002.

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Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; LESSA, Roberta. Para além das grades: a mídia e a violência nas fortalezas da Barra da Tijuca. In: XXVIII Intercom, 2005, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro (UERJ). São Paulo: INTERCOM, 2005.

Para além das grades: a mídia e a violência nas fortalezas da Barra da Tijuca