A violência é uma das temáticas mais presentes na mídia brasileira e, especialmente, na carioca. Neste artigo, estudamos as argumentações publicitárias e jornalísticas relacionadas à violência na mídia impressa do Rio de Janeiro, tendo como campo de análise o bairro da Barra da Tijuca. Nesse bairro, proliferam fortalezas urbanas como shopping centers, condomínios fechados e centros empresariais. Objetivamos levantar que apelos publicitários, em relação aos argumentos de lazer, de consumo e de segurança, favorecem a permanência dos moradores nos condomínios fechados, assim como dos consumidores nos shopping centers, e que contradições são sugeridas pelas apurações jornalísticas. Para tanto, foram selecionados matérias e anúncios sobre a Barra da Tijuca publicados no Jornal O Globo no período de janeiro de 2003 a abril de 2005. Ricardo Ferreira Freitas é prof. adjunto da Fac. de Comunicação Social da UERJ. Doutor em sociologia pela Paris V/Sorbonne, mestre em comunicação e cultura pela ECO/UFRJ e graduado em relações públicas pela Uerj. Autor de Centres commerciaux: îles urbaines de la post modernité, 1996. Organizador, com Luciane Lucas, de “Desafios contemporâneos em comunicação”, 2002. Roberta Lessa é bolsista de Iniciação Científica, Pibic/CNPq (projeto de pesquisa “Entre grades e muros: um cenário de comunicação, consumo e lazer na Barra da Tijuca”). É aluna de graduação do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da Uerj.

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Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira. Narrativas da violência: um estudo de caso sobre a Barra da Tijuca. In: XXVIII Intercom, 2005, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro (UERJ). São Paulo: INTERCOM, 2005.

Para Além das Grades: a Mídia e a Violência nas Fortalezas da Barra da Tijuca