A reconfiguração da imagem do Rio de Janeiro pelo city branding, por ocasião da realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos na cidade, fez multiplicar o número de documentários televisivos sobre a cidade. Neste trabalho, buscamos analisar a construção da empatia para consumo da alteridade no documentário Welcome to Rio – Peace, produzido e veiculado pela BBC em 2014. O episódio gira
em torno de três sujeitos: o trabalhador braçal, o artista questionador e o policial civilizador. As relações (de pertencimento, cuidado, solidariedade e cumprimento da função pública) com o espaço em questão, a favela, bem como seus sentimentos, dramas pessoais, vitórias e derrotas são explorados para construir uma trama em busca de um afeto possível para consumo.

Clique aqui para visualizar este artigo completo

 

Referência:

GOTARDO, Ana Teresa. Rio de Janeiro, favelas e favelados: construção da empatia e consumo da alteridade em Welcome to Rio – Peace. In: XIV SEMINÁRIO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO – PÓSCOM 2017, 2017, Rio de Janeiro. ANAIS DO XIV SEMINÁRIO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO – PÓSCOM 2017. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2017. v. 4. p. 27-41

Rio de Janeiro, favelas e favelados: construção da empatia e consumo da alteridade em Welcome to Rio – Peace