Além dos desafios mundiais a que todos estão sujeitos em qualquer parte do planeta, é evidente a ausência dos poderes públicos nas grandes cidades brasileiras assim como no campo. Nesse quadro, como sabemos há muito tempo, a mídia acaba exercendo um papel de construção e controle importante nas representações sociais. Um controle que ultrapassa as fronteiras nacionais através de diversas mídias, entre elas a televisão, objeto de estudo deste artigo. Nos documentários seriados sobre turismo, temos uma produção de sentidos feita por estrangeiros principalmente para estrangeiros, exibida nos mais diversos países através de canais de TV pagos e também pela internet (tanto através de sites para download e visualização do conteúdo, quanto por meio da convergência de mídias, neste caso complementando conteúdo no site do canal e do programa com cenas extras, dicas, relatos de experiência). Neste contexto, trazemos para este trabalho o primeiro episódio da terceira temporada do programa Madventures, intitulado Amazonas: On the River of Shamans, de origem finlandesa. Embora o título contemple apenas a Amazônia, a primeira parte do programa, com aproximadamente sete minutos, mostra a visita dos documentaristas ao Rio de Janeiro, um turismo permeado pelos imaginários da violência na favela da Rocinha.

Clique aqui para visualizar este texto

 

Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; GOTARDO, Ana Teresa. Cenários de guerra na selva urbana: imaginários da violência e consumo turístico da cidade do Rio de Janeiro no documentário seriado Madventures. Doc On-Line: revista digital de cinema documentário, v. 17, p. 172-190, 2014.

Cenários de guerra na selva urbana: imaginários da violência e consumo turístico da cidade do Rio de Janeiro no documentário seriado Madventures