Daniela Menezes Neiva Barcellos | Fevereiro 2020

Nunca foi tão importante discutir as questões que transitam entre a cidade, o corpo e a alimentação. Por isso, fazer parte da coletânea internacional Cidade, corpo e alimentação: aproximações interdisciplinares foi uma experiência inspiradora.

A obra resulta de parceria entre o Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura (Nepac) da Escola da Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação (Nectar). É mais uma iniciativa da Rede Ibero-americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade (Rede Naus), organizada pelas professoras Maria Lúcia Magalhães Bosi, Shirley Donizete Prado e Ligia Amparo-Santos.

Produzir o estudo Comidas e cidades, múltiplas apropriações do consumo alimentar na mídia, nos mobilizou a refletir e trabalhar com o poder e o alcance das subjetividades e afetividades inerentes à vida em sua complexidade.

Embriagamo-nos cotidianamente das experiências multissensoriais e de infinitas ressignificações na cidade. Sons, silêncios, cheiros, memórias, cores, encontros e sabores. Nossas escolhas e nossa percepção transformam-se inteiramente no palco das urbes, lugar em que somos protagonistas e espectadores, simultaneamente.

Nosso olhar volveu-se para as pautas sobre alimentação que vibram no imaginário social e viralizam de forma avassaladora no universo midiático. Narrativas e memórias sobre o comer nos invadem em nosso dia a dia, sobrecarregado do que nos é permitido acessar para sobreviver, sem que possamos avaliar inteiramente o que surge entre luzes e sombras.

Impelidos a integrar os estudos neste espaço interdisciplinar, em nosso estudo elencamos duas matérias publicadas na revista Vida Simples, especificamente na Edição Especial veiculada em 2017, Comer Bem, com uma seleção de reportagens sobre alimentação. Identificamos que os conteúdos demandam representações que tomam o espaço urbano ininterruptamente, conforme podemos observar neste trecho da matéria intitulada “Comida não é remédio, não!”: “Dos programas de televisão aos chefs alçados a celebridades, dos restaurantes caríssimos ganhando páginas em grandes jornais aos festivais de comida […] vivemos o que chamou de ‘Era da Comida’”. (VIDA SIMPLES, 2017, p. 24).

Estamos, contemporaneamente, não somente envolvidos na Era da Comida, mas também na Era da Convergência. Entre tendências que se multiplicam por todos os lados, vivemos o fenômeno da transmidialidade, em que mídias e narrativas interagem e entrelaçam seus conteúdos. (JENKINS, 2006).
Desse modo, a alimentação, especialmente sob a perspectiva do saudável, tornou-se um rótulo fortemente capitalizado. Produz, dissemina e influencia os conteúdos no espaço midiático que se especializa sob diversas leituras.

Nesse cenário, uma questão se coloca: no discurso das mídias, percebemos a incorporação de disposições acerca da temática alimentação saudável no cenário plural da metrópole. Quais as representações de comida, de saúde e da cidade, neste complexo entrecruzar de elementos simbólicos midiáticos, estão integradas na formulação de uma noção operatória “consumo de alimentação saudável”?

Mapeamos uma bricolagem nas práticas de consumo alimentar do saudável nas urbes e assumimos a polissemia do saudável para além da ausência de doenças. Analisamos as representações da comida, da saúde e da cidade nas narrativas de reportagens sobre o comer em suas relações no cotidiano, a fim de avaliar a influência dos meios de comunicação em
nossa vida citadina. Consideramos, neste estudo interdisciplinar da Nutrição e das Ciências Sociais, que comida, saúde e cidade assumem sentidos e significados culturais a partir das trocas simbólicas concebidas nos contextos das relações sociais. Em resumo: encontramo-nos hoje imersos em novos fluxos de consumos da alimentação saudável na cidade.

…………

Daniela Menezes Neiva Barcellos (UERJ), Igor Sacramento (UFRJ e Fiocruz), Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho (UFRJ) e Ricardo Ferreira Freitas (UERJ) são os autores do texto Comidas e cidades, múltiplas apropriações do consumo alimentar na mídia.

A análise das matérias desse artigo nos esclarece muitas questões e dão pistas de como as representações da comida, saúde e cidade nos mobilizam em novos fluxos de consumo. Por isso, recomendamos a leitura da coletânea internacional Cidade, corpo e alimentação: aproximações interdisciplinares. Você terá acesso a esse e aos demais estudos que a compõe. A estrutura dessa obra, pioneira na temática, reúne textos sobre corpo e alimentação na interface do urbano. Constitui um estudo que busca ampliar os diálogos entre o campo da Saúde e das Ciências Humanas e Sociais. Ótima leitura.

Referências Bibliográficas:

JENKINS, H. Convergence Culture: where old and new media collide. Nova York: New York
University Press: 2006.

VIDA SIMPLES. São Paulo: Caras, 2017. Edição especial.

COMIDAS E CIDADE