A 9ª edição do Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC) está com processo aberto para submissão de resumos.
O ENEC é um espaço de reflexão acadêmica interdisciplinar sobre o campo de estudos do consumo, que visa expandir a troca entre pesquisadores interessados por essa temática. Em sua nona edição, será discutida a esfera do consumo, principalmente no âmbito da família nuclear. A indústria de publicidade vem se pautando nesse conceito de família e nos papéis sexuais tradicionais, tendo a mulher como dona de casa e principal responsável pelas decisões de compras. No entanto, o feminismo e os movimentos em torno das identidades de gênero têm implodido esse quadro de referência e instaurado novas dinâmicas de consumo, de comunicação e de marketing. O ENEC pretende refletir de que forma as questões de gênero produzem conceitos e categorias observáveis na ampla diversidade sociocultural.
Os pesquisadores e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) são convidados a submeter trabalhos baseados em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com o tema de um dos Grupos de Trabalho (GT). Cada autor pode enviar quantas propostas desejar.
Público-alvo
Pesquisadores interessados em culturas de consumo contemporâneas, suas transformações e impactos na esfera política, cultural, econômica, tecnológica e ambiental; estudantes de pós-graduação e de graduação interessados nas temáticas abordadas pelo evento; profissionais de governos, mercado e sociedade civil interessados nas temáticas abordadas pelo evento.
Calendário
- 29/06 – Data limite para a submissão de resumos expandidos pelos autores
- 12/08 – Data limite para o resultado da avaliação dos resumos pelos coordenadores de GT
- 04/11 – Data limite para o envio do paper completo pelos autores* * Os papers completos que não forem enviados no prazo não serão incluídos nos Anais do IX Enec, mas poderão ser apresentados no evento.
Serviço
21, 22 e 23 de novembro
Horário: 9 às 19h
Local: Auditório da ESPM Rio
Endereço: Rua do Rosário, 90 – Centro
Para mais informações clique aqui.