O objetivo principal desta tese é analisar o projeto Porto Maravilha sob a ótica do branding urbano. Como ponto de partida, fizemos um breve levantamento histórico sobre o desenvolvimento das cidades até a cidade-produto e seu planejamento urbano empresarial. Abordamos, em seguida, o conceito de estereótipos e como são as representações da imagem do Rio de Janeiro no cenário internacional, bem como a cidade como destino turístico, a formação de novas paisagens no porto e a cultura como um eventual novo atributo da marca Rio. Como o Porto Maravilha faz parte do legado olímpico, incluímos uma discussão sobre megaeventos para, depois, refletir sobre a arquitetura, o urbanismo e o resgate da história do porto, sem esquecer a polêmica da gentrificação. Na parte final, uma abordagem teórica sobre branding de lugar e como essa ferramenta constroi novas histórias para o porto do Rio de Janeiro, tendo a Praça Mauá como a imagem-síntese do Projeto.

Orientado por: Ricardo Ferreira Freitas

Desenvolvido por: Maria Helena Carmo dos Santos

Texto completo disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ.

 

Referência:

Santos, Maria Helena Carmo dos. Porto Maravilha: branding urbano e construção do imaginário da cidade do Rio de Janeiro. 2016. 268 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

Porto Maravilha: branding urbano e construção do imaginário da cidade do Rio de Janeiro