O projeto de pesquisa analisa como a gestão da diversidade é representada nos conteúdos de comunicação e nas políticas internas de três marcas cariocas Rede Globo, Petrobras e Farm. A gestão da diversidade é um termo que vem sendo bastante utilizado no meio corporativo para designar as políticas de integração institucional entre os diferentes grupos presentes numa empresa (LGBT+, mulheres, pessoas negras, portadores de necessidades especiais etc). O recorte temporal estará delimitado às duas primeiras décadas do século XXI, quando acreditamos que tenha emergido uma maior conscientização sobre a importância do respeito e valorização da diversidade.

As empresas que compõem o corpus desta pesquisa foram selecionadas por serem “marcas” sediadas no Rio de Janeiro e que possuem forte relação com a cidade, considerada um destino gay friendly (cf. GOTARDO, 2018). Analisaremos tanto as peças de comunicação quanto as políticas internas organizacionais em relação à “gestão da diversidade” (ALVES; GALEÃO SILVA, 2004), com enfoque na comunidade LGBT+, e se as narrativas de ambas estão alinhadas. Outro objetivo do projeto é perceber de que forma estas marcas, quando abordam questões LGBT+, acionam representações vinculadas à cidade do Rio de Janeiro, ou seja, atributos da “marca Rio”. A hipótese inicial da pesquisa é que muitas marcas se associam a causas e pautas ligadas à diversidade para serem vistas positivamente por certos grupos sociais, ainda que não tenham ações específicas para eles no dia a dia da instituição.

 

Referências bibliográficas:

ALVES, Mario; GALEÃO SILVA, Luis. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. RAE Revista de Administração de Empresas , v. 44, n. 3, 2004.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina (Org.). Comunicação e gênero: a aventura da pesquisa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

FREITAS, Ricardo. Da Cidade espetáculo à Cidade mercadoria: a comunicação urbana e a construção da marca RIO. Revista ECO Pós, v. 21, n. 3, 2017.

GOTARDO, Ana Teresa. Do “país do futebol” à desconstrução da marca Rio: deslocamentos de sentidos sobre o esporte em documentários internacionais pré olímpicos. Revista Communicare , v. 18, n. 1, 2018.

LEMOS, Lemos; SALVATORI, Patrícia (Orgs.). Comunicação, diversidades e organizações: pensamento e ação. São Paulo: Abrapcorp, 2019.

OLIVEIRA CRUZ, Milena Freire (Org.). Publicidade e gênero: representações e práticas em questão. Santa Maria: Facos UFSM, 2018.

Comunicando a diversidade: Políticas e afetos de marcas cariocas sobre a comunidade LGBT+ (2020)