Este projeto de pesquisa propõe uma análise do consumo de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro, a partir do evento “GEB O Grande Encontro de Brechós” (surgido e realizado na cidade). Os objetivos específicos do estudo são analisar os fatores culturais que caracterizam as trocas de roupas de segunda mão no contexto da cidade do Rio, mais especificamente no contexto do evento, e analisar as narrativas de divulgação no ambiente on-line (perfil do GEB no Instagram e perfis dos brechós parceiros) e as trocas comunicacionais no ambiente off-line (nas edições das feiras). Os métodos utilizados serão pesquisa etnográfica no contexto off-line, através de observação participante e entrevistas, e pesquisa netnográfica mista com análise de conteúdo no contexto on-line, a partir das publicações dos perfis supracitados. Vale destacar que a pesquisa abordará os seguintes tópicos de estudo: consumo, roupa e cultura; moda e processos de consumo; consumo de segunda mão e consumo e cidade, a partir do que foi proposto por autores como Douglas, Isherwood, Freitas, McCracken, Lipovetsky, Simmel, Bauman, Sennett, entre outros.

 

Orientador: Ricardo Ferreira Freitas

Desenvolvida por: Ana Clara Camardella Mello

Brechós, Consumo e Cidade: uma análise dos hábitos de consumo de segunda mão no evento carioca “O Grande Encontro de Brechós”