Nas grandes cidades, a valorização de uma alimentação saudável associada à qualidade de vida sofre importante influência da mídia na construção de uma atmosfera de equilíbrio das emoções e bem-estar, face aos estímulos de diferentes ordens. Códigos, símbolos, distinções, visões de mundo, valores, estilos de vida, saberes, práticas do comer e tendências modelam a vida dos indivíduos, especialmente a forma como se alimentam e como cuidam de suas vidas em busca de juventude, saúde e beleza em seus múltiplos sentidos e significados. Sob a perspectiva de ampliar o diálogo entre as áreas das Humanidades e das Ciências da Saúde, o objetivo da pesquisa foi redesenhar o cenário na cidade compreendendo a motivação para essas duas temáticas, alimentação saudável e qualidade de vida, por meio das narrativas de diferentes produtos de mídia. Para isso, construímos um panorama midiático e elencamos a revista Vida Simples, publicada pela Editora Abril, os programas com os comentários do Marcio Atalla, transmitido pela rádio CBN, e Mais Você, exibido pela tevê Globo. O propósito principal foi responder a questão central que circula na metrópole: Qual é a cultura, a vibração da cidade, a “crença” que existe no imaginário social e que, através das lentes das mídias, ressignificam questões e conceitos, indicam, sugerem e orientam saberes, práticas do comer e tendências acerca do par alimentação saudável-qualidade de vida e que tomam o espaço urbano neste momento? Fizemos um recorte nas narrativas desses veículos para investigá-las sob o enfoque da análise de conteúdo. Estabelecemos categorias e interpretamos os dados em consonância com a linha de pesquisa Políticas, Saberes e Práticas em Alimentação, Nutrição e Saúde. O referencial da pesquisa contou com teóricos dos campos da Representação Social e Imaginário, Consumo, Alimentação, Nutrição e Saúde e Comunicação. Percebemos nas narrativas analisadas e discutidas o quanto as representações referentes ao universo da alimentação saudável e qualidade de vida transformam as realidades. Colocam-se através das questões referentes à alimentação a cada instante sob uma lógica que estimula os interesses dominantes em um determinado momento, seja para atender o lado da produção-consumo-comunicação ou o lado do público receptor. A palavra que ganha poderosamente peso é o consumo neste contexto da pesquisa. A cada hora, a cada pauta, a cidade vibra uma validação de consumo de alimentação saudável e qualidade de vida nas suas múltiplas modalidades. O consumo difundido pelas mídias aparece até de forma subliminar para valorizar o seu papel preponderante na sociedade. As matérias refletem esta vibração de consumo, neste estilo urbano de ser em que, ora podemos assumir um papel, ora outro, nesta mobilidade de fluxos impulsionada pelas tendências. Comandam toda uma rede de produção e de consumo que pulsa na cidade e tomam as urbes em torno destas temáticas neste momento.

Orientado por: Ricardo Ferreira Freitas

Desenvolvido por: Daniela Menezes Neiva Barcellos

Referência:

BARCELLOS, Daniela Menezes Neiva. Alimentação saudável e qualidade de vida na cidade: um estudo dos imaginários nas mídias. 2016. 152 f. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016.