O Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon), vinculado à Faculdade de Comunicação Social da Uerj, foi vencedor do prêmio Expocom 2020 na categoria Organização de Eventos do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional). O Laboratório foi premiado pelo evento “BERRO! Expressão e comunicação LGBT+”. A premiação ocorreu no dia 10 de dezembro de 2020, em live realizada na plataforma de vídeos do YouTube, no canal do Intercom 2020.

O evento “BERRO!” aconteceu entre os dias 27 e 31 de maio de 2019, sob a coordenação do professor Ricardo Ferreira Freitas, e contou com a participação de pesquisadores e profissionais de diferentes locais do país. O evento ofereceu ao público palestras, cine debates, mostra de fotografia, rodas de conversa, apresentações de trabalhos científicos e um glossário. A proposta foi receber pesquisas e debater pautas que abordassem diferentes aspectos da cultura LGBT+ com o objetivo de desconstruir determinados pré-conceitos acerca das narrativas e vivências.

“Esse prêmio representa o reconhecimento da importância de inclusão das pautas LGBTQI+ no meio acadêmico da Comunicação Social”, comemora Ricardo Freitas.

David Landim, graduando em relações públicas pela Uerj e bolsista de iniciação científica do Lacon, foi quem apresentou o “BERRO!” para os avaliadores do Expocom 2020.

“Me sinto extremamente feliz e realizado por ter a oportunidade de representar o Lacon nessa vitória, principalmente levando em consideração a temática do nosso projeto. Eu como integrante da comunidade LGBTQ+ me sinto na responsabilidade de contribuir para o avanço das pautas relacionadas às nossas narrativas”, destaca David.

David falou ainda sobre a experiência de participar na organização do evento. “O BERRO! se mostrou uma grande porta de entrada nesse quesito, participar da organização do evento me trouxe uma experiência incrível que levarei comigo em toda a minha carreira profissional. No mais, gostaria de fazer um agradecimento a toda equipe do laboratório pela confiança em mim, o Lacon levou mais essa!”.

 

Sobre a Expocom

O prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é destinado aos “melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação” e oferecido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Devido à pandemia do novo coronavirus, o evento ocorreu na modalidade virtual.

Lacon vence Expocom 2020 com evento “BERRO!” na categoria Organização de Evento