O Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon/UERJ) recebeu no dia 6 de setembro o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação na categoria Grupo Inovador, no Intercom Nacional – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Belém.

Voltado para o ensino, pesquisa e extensão, o Lacon tem como enfoque as temáticas da comunicação, do espaço urbano e do consumo em suas dimensões sociais, políticas e ambientais, atuando em diversas atividades, como organização de eventos acadêmicos (tais como seminários, cursos de extensão e jornadas); grupos de estudos; produção de conteúdo para o site do laboratório e para suas redes sociais; e clipping de notícias relacionadas aos temas do consumo, violência e megaeventos.

Entre as atividades do Lacon, Debora Gauziski, coordenadora técnica do laboratório, destacou a organização do evento “BERRO! Expressão e Comunicação LGBT+”, financiado pelo CNPq, que reuniu atividades, manifestações e produções culturais de diferentes grupos do movimento LGBT+ nas artes visuais, na ciência, na política e no audiovisual e o prêmio Expocom Sudeste pelo seminário ImaginaRIO, organizado em 2018.

“É uma grande honra para nós termos sido escolhidos como vencedores de um prêmio tão representativo na área da Comunicação”, ressaltou Debora Gauziski.

Sobre o Prêmio Luiz Beltrão

O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação é concedido para pesquisadores e grupos de pesquisa que se destaquem no meio acadêmico. A premiação é dividida em dois grupos. O primeiro grupo abrange os prêmios “Liderança Emergente” e “Maturidade Acadêmica”, concedidos a personalidades do meio acadêmico. O segundo grupo é formado por instituições, divididas em “Grupo Inovador” e “Instituição Paradigmática”, que abrange núcleos de pesquisa, cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na pesquisa dos fenômenos comunicacionais.

Lacon vence prêmio Luiz Beltrão