Por Douglas Vinicius Alves | Abril/2019

Quem nunca ouviu essa frase provavelmente teve uma infância mais leve e divertida e deve ter também uma vida adulta mais coerente e menos preconceituosa.

Recentemente, a Hasbro lançou um comercial onde meninos aparecem brincando de bonecas. Essa simples imagem, pouco comum, veio para desconstruir alguns pressupostos errados e ensinar o valor do cuidado.

Grande parte das pessoas cresceram ouvindo e reproduzindo falas que dizem respeito a práticas e gostos pré-determinados para homens e mulheres. Esses valores servem para moldar a mentalidade dos indivíduos desde os primeiros anos de vida e para podar os gostos e desejos que sejam divergentes a essa lógica.

Muito dessa argumentação se baseia no medo de que isso influencie a sexualidade da criança, mas nada comprova essa suspeita. Sexualidade não se aprende e não há nada que se possa fazer para “evitar” que um indivíduo LGBT+, da idade que for, subverta a heteronormatividade, assim como heterossexuais não se tornam LGBT+s por serem educados de “forma diferente”.

Conservadorismos e preconceitos velados são perpetuados toda vez que dizemos a uma criança que ela não pode brincar de alguma coisa por ser exclusiva do sexo oposto. Além de confundir e oprimir, estamos naturalizando nela algo que não é verdade e que não lhe fará nenhum bem.

Brincando de carrinho ou praticando esportes, meninas podem desenvolver melhores reflexos e condicionamento físico, enquanto que os meninos, ao brincarem de casinha ou bonecas, aprenderão sobre cuidado com o outro e tarefas domésticas. Essas são competências/habilidades muito valiosas em suas vidas e, sem dúvida alguma, só os influenciarão positivamente.

E você, o que me diz sobre isso? Gostava de brincar com algo que não era “recomendado” para o seu gênero? Consegue enxergar os reais efeitos dessas atitudes em nossas vidas e na sociedade em geral?

 

Referências:

STRAZZA, Pedro. Comercial da Hasbro mostra porque os meninos devem brincar de boneca. Disponível em: <https://www.b9.com.br/106986/comercial-da-hasbro-mostra-porque-os-meninos-devem-brincar-de-boneca/>. Acesso em 29/4/2019

 

“Carros são para meninos e bonecas para meninas!”