Por Carli Storino | Abril/2019

Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio. (Albert Einstein)

Além de cientista, Einstein era um sábio; pedalar só faz bem à saúde. Especialistas afirmam que andar de bicicleta ajuda a prevenir problemas originários do sedentarismo. Como cada pessoa tem um condicionamento físico diferente, porém, é preciso fazer uma avaliação médica antes de sair por aí em sua magrela, para definir a intensidade do exercício.

Pedalar fortalece o coração, e os pulmões respiram melhor, tornando o metabolismo mais eficiente. Com isso, as células se renovam mais rapidamente e aceleram a eliminação de toxinas.

Bikers Rio pardo | Dica | Benefícios da Bicicleta
Fonte: Bikers Rio Pardo

19 de abril – Dia Mundial da Bicicleta

Difícil acreditar, mas a data que celebra as magrelas deve-se a uma experiência científica; na verdade, uma verdadeira “viagem”. O químico e cientista suíço Albert Hofmann (1906 – 2008) ficou conhecido mundialmente como o primeiro a sintetizar, ingerir e entender os efeitos psicodélicos do ácido lisérgico, conhecido mundialmente como LSD.

Ao estudar plantas para uso farmacêutico em Basel, na Suíça, Hoffmann pesquisou derivados do ácido lisérgico, tornando-se o primeiro a sintetizar o LSD-25, em 1938. A intenção do estudo, no entanto, era tão somente obter um estimulante circulatório e respiratório.

Cinco anos depois, em 1943, o cientista retomou seu estudo e reavaliou o material. Acidentalmente, ele absorveu uma pequena quantidade da droga e descobriu seus efeitos poderosos. Em 19 de abril do mesmo ano, o químico realizou um autoexperimento, dessa vez ingerindo intencionalmente 250 microgramas da substância (hoje uma dose limite do ácido é de 20 microgramas). Em menos de uma hora, já sentia alterações na percepção e, com medo de ter sido envenenado, pediu que seu assistente o acompanhasse até sua casa.

Com a proibição de veículos durante a 2ª Guerra Mundial, os dois fizeram o trajeto de bicicleta. No caminho, Hoffman sentiu mais ansiedade e pensou que estava ficando louco. Já em casa, seu médico não constatou qualquer anomalia física, somente os olhos muito dilatados.

A partir daí, o dia 19 de abril tem sido celebrado como Dia Mundial da Bicicleta. Hofmann morreu em 2008 de causas naturais, aos 102 anos, na Suíça. Com mais de 100 artigos científicos publicados, o cientista contou em seu livro LSD: My Problem Child (LSD: meu filho problemático, em tradução livre) a experiência de pedalar sob efeitos de LSD.

Algumas datas celebram o Dia do Ciclista

No Brasil, algumas datas celebram o “Dia Nacional do Ciclista”. Uns afirmam ser dia 15 de abril, outros comemoram nos dias 19 de agosto, 13 de outubro e 08 de dezembro. A CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo não explica o que motivou a definição do dia 8 de dezembro como o Dia Nacional do Ciclista. A escolha poderia estar ligada à comemoração internacional da data e à Madonna Del Ghisallo, aceita como padroeira dos ciclistas pelo Papa Pio XII no dia 13 de outubro de 1949.

No Brasil, o Dia Nacional do Ciclista é celebrado dia 19 de agosto, em homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu nessa data em 2006, atropelado por um carro em Brasília aos 25 anos. O motorista que o atropelou dirigia em velocidade excessiva e estava embriagado.

Além dos benefícios à saúde, ao usar a bicicleta como transporte o ciclista ajuda no combate ao aquecimento global por não emitir CO2. Pedalar também não pesa no bolso; ciclista não gasta com combustível e contribui para um meio ambiente mais limpo.

Andar de bike também evita engarrafamentos. Quem pedala chega mais rápido a seu destino, evita poluição sonora e nunca tem problema para estacionar. Ao cruzar a cidade numa magrela, você muda sua relação com o espaço urbano, observa melhor a paisagem e explora cada cantinho do local onde mora. É uma atitude transformadora.

Finalmente, pedale com segurança. Respeite o pedestre e observe alguns itens importantes, como usar capacete, lanterna, farol, buzina e sinalizador. E lembre-se: nunca, mas nunca mesmo, pedale com fone no ouvido. Fique atento, curta seu passeio e bora pedalar!

 

Referências:

Pós UGF

Vá de bike

Facebook

Positiva

 

Dia da Bicicleta e do Ciclista