A Comissão Europeia e agências de fomento à pesquisa de 11 países do continente lançaram coalizão que visa impor acesso aberto aos conteúdos publicados por pesquisas com financiamento público.
Batizada como “coAllition S”, a iniciativa pretende fazer com que até 2020 toda pesquisa apoiada por fundos públicos ,ou público-privados, seja disponibilizada em formato e periódicos necessariamente no modelo Open Access.
Entre os principais articuladores dessa diretriz de acesso aberto para a produção científica europeia estão Carlos Moedas, responsável pelo Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação da União Europeia, e Sander Dekker, presidente do Conselho de Competitividade da entidade e ministro da Educação, Ciência e Tecnologia da Holanda.
Tal iniciativa tem potencial para tornar os acessos ao conhecimento e à informação mais democráticos. Além de propiciar o aumento no consumo e no contato da sociedade com os estudos produzidos, também se mostra capaz de incentivar novos pesquisadores, visto que reduz barreiras econômicas para alcance dos públicos.
O que você sabe sobre Open Access e direito à informação? O que achou da proposta coAllition S? Para mais informações, visite a publicação oficial.

Comissão Europeia e agências de fomento buscam open access até 2020