A presente dissertação tem como objetivo identificar e estudar a representação social da homossexualidade, como forma de identidade social, na telenovela brasileira, a partir da construção de uma metodologia de seleção e análise de elementos audiovisuais existentes nesse tipo de produção da teledramaturgia. Partimos de conceitos relativos à telenovela no contexto da comunicação de massa e discussões acerca da formação de identidades sociais de sexualidade e gênero na contemporaneidade, para refletir sobre como a telenovela apresenta – e representa – esse tipo de discurso social.
O tema da homossexualidade, em suas várias nunaces, é identificado em um total de 39 telenovelas da Rede Globo de Televisão, no período de 1974 a 2005. Entre elas, destacamos Mulheres Apaixonadas (2003) como caso para estudo, referente às personagens Clara e Rafaela. A partir da identificação e análise de elementos audiovisuais repetidos e enfatizados nessa produção, pudemos elaborar dois formulários para pesquisa de recepção de conteúdo com um grupo focal, formado por adolescentes estudantes do Nível Médio de uma escola da Cidade do Rio de Janeiro.

Clique aqui para visualizar este artigo completo

Referência:

Luiz Eduardo Peret. Do armário à tela global: a representação social da homossexualidade na telenovela brasileira. 2005. 260f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ricardo Ferreira Freitas.