Os meios de comunicação têm evoluído rápida e mundialmente e seus efeitos podem ser percebidos em vários aspectos da vida social. A sociedade de consumo que nos cerca utiliza-se dessa agilidade e “globalização” dos veículos de comunicação para se diluir ainda mais na sociedade contemporânea. Dentre esses aspectos, escolhemos analisar a junção entre Universidade e o shopping center, duas instituições que têm sofrido muitas modificações ao longo dos anos. Enquanto uma tem estado em conflito por não estar atendendo às novas demandas da vida urbana, o outro apresenta uma grande expansão e cada vez ocupa mais espaço dentro das cidades contemporâneas. Contudo, a cidade enfrenta hoje grandes desafios e, ao longo das décadas, a Universidade esteve ao seu lado para tentar respondê-los, como um cérebro respondendo aos estímulos do corpo. Contudo, este espaço de reflexão vem se transformando e novos parâmetros de ensino vêm ganhando espaço como, por exemplo, as Universidade corporativas. A comunicação contemporânea apresenta novos modelos que assumem o papel de norteadores das ações sociais: o consumo e a personalidade. O espaço público se desloca para o espaço privado em busca de segurança e novas utopias.

Clique aqui para visualizar este artigo completo

Referência:

Janete da Silva Oliveira. Comunicação, universidade e shopping center: os limites entre os espaços do conhecimento e do consumo. 2004. 147 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ricardo Ferreira Freitas.