Neste trabalho, são estudadas as representações que a mídia impressa constrói sobre os moradores dos condomínios fechados da Barra da Tijuca do Rio de Janeiro, em relação a seus espaços de habitação e de lazer. São utilizados como parâmetros os anúncios publicitários que promovem os condomínios fechados como lugar de paz e as matérias jornalísticas que, simultaneamente, denunciam a violência e a degradação social dentro desses empreendimentos. O paradoxo entre essas duas linguagens merece ser estudado devido ao enorme interesse que a mídia impressa carioca tem dedicado ao bairro.

Clique aqui para visualizar este artigo completo

 

Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira. Comunicação e cidade: contradições na mídia sobre o bairro da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. In: XXVII Intercom, 2004, Porto alegre. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Porto Alegre (PUC-RS). São Paulo: INTERCOM, 2004.

Comunicação e cidade: contradições na mídia sobre o bairro da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro