Neste artigo, elegemos três produtos midiáticos ingleses para tentarmos entender que atributos da marca RIO foram ressaltados pela imprensa internacional durante os Jogos Olímpicos de 2016, com especial atenção à violência, ao baixo número de espectadores e à plasticidade da cidade. Escolhemos um programa de rádio, um vídeo feito para a televisão e uma matéria de jornalismo impresso. Diferentes pesquisadores, como Canclini (1995), Featherstone (1995) e Lipovetsky (2006), convergem na definição do consumo como um processo plural, instável e complexo, que se dinamiza nas metrópoles e aquiesce distintos processos comunicacionais no cotidiano. Neste trabalho, interessa-nos a discussão sobre o consumo das (e nas) cidades, em uma perspectiva empresarial contemporânea que as vislumbram como mercadoria.

Clique aqui para visualizar este artigo completo

Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; GOTARDO, Ana Teresa; ELIAS, Roberto Vilela. Rio, cidade-mosaico: olimpíadas e consumo da cidade nas narrativas da mídia inglesa. In: XXVI Encontro Nacional da COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais do 26º Encontro Nacional da COMPÓS. São Paulo: COMPÓS, 2017.