O presente artigo aborda aspectos associados à Marca Rio em documentários que, pretensamente jornalísticos, funcionam como elementos estruturadores do consumo turístico da metrópole carioca. São abordados dois documentários seriados de televisão sobre turismo: 1000 places to see before you die, estadunidense, exibido pela primeira vez na rede TLC em 2007 e baseado em livro homônimo; e Brazil with Michael Palin, transmitido em 2012 pela rede britânica BBC. Ambos vislumbram uma ideia de Brasil baseada em clichês que vendem mais do que nunca o Rio de Janeiro como cidade-mercadoria. Assim, nesses documentários, os corpos, as favelas, as praias, o mercado, são apresentados junto a novos clichês associados à cidade como a pacificação e os legados decorrentes dos megaeventos. A Marca Rio se reelabora e influencia a produção de conteúdos sobre o imaginário

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Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; GOTARDO, Ana Teresa. Ativos intangíveis na marca Rio: o consumo turístico da cidade nos documentários internacionais. In: XXIV Encontro Nacional Compós, 2015, Brasília. Anais do 24º Encontro Nacional Compós. Brasília: UNB, 2015. p. 1-15.

Ativos intangíveis na marca Rio: o consumo turístico da cidade nos documentários internacionais