Neste artigo, elegemos como objeto de estudo uma das frentes desenvolvidas pelas políticas de turismo do governo federal: o Plano Aquarela. Trata-se de um plano de marketing turístico internacional desenvolvido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, que evidencia a importância das atividades de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional ao longo do texto, mas com importante ênfase nos aspectos mercadológicos das estratégias institucionais, especialmente quando ressalta a Copa do Mundo de 2014 e Os Jogos Olímpicos de 2016 como megaeventos alavancadores da marca BRASIL. Percebemos que, no Plano Aquarela, os aspectos mercadológicos se sobrepõem ao conjunto de atributos da comunicação integrada (KUNSCH, 2003).

Clique aqui para visualizar este artigo completo

 

Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; GOTARDO, Ana Teresa. Aquarelas do Brasil: um estudo sobre as campanhas internacionais de comunicação e o turismo no Brasil. In: XI CONGRESSO ABRAPCORP 2017, 2017, Belo Horizonte. ANAIS DO XI CONGRESSO ABRAPCORP 2017. São Paulo: Abrapcorp, 2017. v. 1. p. 1-15.

 

 

Aquarelas do Brasil: um estudo sobre as campanhas internacionais de comunicação e o turismo no Brasil