Este artigo aborda a (re)invenção da paisagem de Madureira, bairro da Zona Norte carioca, com a instalação dos aros olímpicos no Parque Madureira. O estudo se baseia no discurso e nas narrativas publicitárias do livro “Jogos da Transformação”, editado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em comemoração ao marco de um ano para a Olimpíada de 2016. A capa estampa a área de lazer com o símbolo olímpico. Com base na definição de paisagem por Cauquelin, como um conjunto de valores a partir de uma técnica de olhar, a análise busca compreender a produção de sentido em torno do projeto de cidade transformada para o consumo do megaevento, mesmo sem Madureira ter sediado competições esportivas.

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Referência:

MOREIRA, Adriana Guimarães. Parque Madureira: a instalação dos aros olímpicos para consumo de uma paisagem (re)inventada do coração do subúrbio carioca. In: XIV Seminário PÓSCOM, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XIV Seminário de Alunos de Pós-graduação em Comunicação. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2017. v. 4. p. 04-15

Parque Madureira: a instalação dos aros olímpicos para consumo de uma paisagem (re)inventada do coração do subúrbio carioca