Pedro Rubim | Outubro 2023

De 25 a 29 setembro de 2023 aconteceu a 32ª edição da UERJ Sem Muros (USM), um evento que tem o propósito de demonstrar à sociedade a produção acadêmica da universidade e promover o acesso à cultura, trazendo o público externo para dentro do campus da UERJ. A USM é separada em 3 frentes, em que cada Pró-Reitoria é responsável por uma delas: PR1 (21ª Semana de Graduação), PR2 (32ª Semana de Iniciação Científica) e PR3 (25ª Mostra de Extensão). A Mostra de Extensão também contou com a feira de prestação de serviços, o Espaço Ciência e eventos culturais.

O evento, que ocorre anualmente desde 1990, neste ano teve como tema “Igualdade Racial, memória e reparação” e fez uma homenagem às mulheres negras que marcaram a história no Brasil: Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Dona Ivone Lara, Marielle Franco, Winnie Mandela e Mãe Beata de Iemanjá. Segunda edição pós-pandemia, o evento também ofereceu a vacinação contra Covid-19 para a comunidade acadêmica e para o público externo.

O Lacon esteve presente na USM com os programas de Extensão e Iniciação Científica. Para a Semana de Iniciação Científica, nossa bolsista Manuela Howat apresentou a pesquisa “Comunicação e Diversidade em Marcas Cariocas: Farm, Rede Globo e Petrobras” que tem como objetivos analisar como a gestão da diversidade é representada nos conteúdos de comunicação e nas políticas internas de três marcas cariocas – FARM, Rede Globo e Petrobras e verificar se o discurso proferido e “publicizado” das marcas sobre diversidade está alinhado às práticas internas e externas.

Para Manuela, aluna de Relações Públicas da Uerj, participar da pesquisa e apresentar o trabalho na USM foi uma experiência importante na sua trajetória universitária: “Foi muito legal, os avaliadores são muito parceiros e me deixaram bem confortável. Eu falei sobre minha pesquisa e como isso me fez evoluir no meu lado acadêmico e na minha escrita etc. Foi bem positivo. A pesquisa foi feita por análise de conteúdo das redes sociais de cada empresa, foi cansativo pela quantidade de conteúdo a ser analisado mas foi muito gratificante”.

Para a Mostra de Extensão, nossos bolsistas do Lacon produziram vídeos apresentando as atividades de ensino, pesquisa e extensão do laboratório que buscam estimular uma observação crítica acerca dos temas diversidade e comunicação, cidade e consumo.  Você pode assistir ao vídeo da apresentação do bolsista de extensão Carlos Matos aqui.

Lacon na 32ª UERJ SEM MUROS