Este texto propõe um estudo sobre as representações sociais das Rainhas de Bateria das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro no jornal O Dia desde o surgimento do personage, até os dias atuais. Entre nossos principais objetivos, podemos destacar a análise acerca da ascensão do personagem na mída, bm como sua popularização dentro do carnaval carioca. Como metodologia, utilizaremos a análise qualitativa, bem como a análise de discurso do jornal O Dia, correlacionando a abordagem dos fatos publicados no periódico com o pensamento de autores que estudam representações sociais, corpo e comunicação. Também faremos uma pesquisa quantitativa, a fim de comprovar a ascensão do número de matérias produzidas sobre o personagem. Tal contribuição norteará nossa questão central, ou seja, a forma que o personagem Rainha de Bateria aparece no jornal O Dia, e de qe maneira esta mídia atribui destaque ao personagem na contemporaneidade.

Clique aqui para visualizar este artigo completo

Referência:

Sonia Schneiders. Rainhas de Bateria no Jornal O DIA: um estudo sobre as representações do personagem na mídia popular carioca. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ricardo Ferreira Freitas.

Rainhas de Bateria no jornal O Dia: um estudo sobre as representações do personagem na mídia popular carioca