Neste ensaio apresentamos algumas reflexões sobre publicidade e alimentação saudável no mundo contemporâneo onde o consumo exerce papel de grande relevância. Buscamos enfatizar dois aspectos, entre tantos outros ainda por serem explorados na literatura científica do campo alimentar-nutricional: a hegemonia do paradigma biomédico e a fragmentação da vida humana quando campanhas publicitárias anunciam alimentos associando-os à ideia de alimentação saudável. Consideramos que não podemos viver somente como naquela publicidade onde nossos desejos são acionados, sem limites, onde mundo é só de sonhos e o objetivo principal é vender mais e lucrar mais, ainda que para isso se tenha feito uso de estratégias de disseminação de algumas informações de cunho biomédico-nutricional. O encontro entre alimentação e saúde, ou seja, alimentação saudável, deve pressupor, no nosso entendimento, a valorização da ação do sujeito, inclusive por meio de informações qualificadas e contextualizadas na vida social de modo a que se possa desenhar projetos de felicidade. Um sujeito fortalecido em sua identidade, íntegro e total que, entre sonhos e concretudes, pode ousar a buscar o conhecer e o pensar sobre si mesmo no mundo, sobre sua alimentação e sua saúde.

Clique aqui para visualizar este texto

 

Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; VILLAGELIN, Andréa S. B. ; PRADO, Shirley D. ; CARVALHO, Maria Claudia V. S. ; FREIRE, Gesseldo B. ; KLOTZ, Juliana. CRUZ, Claudia O. . A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 17, p. 681-686, 2012.

A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável