Neste trabalho, são estudadas algumas representações que a mídia ajuda a construir sobre a violência e a degradação social. O jornalismo impresso tem cedido cada vez mais espaço aos fatos relacionados à violência urbana, com volumosa ênfase, no caso brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro. Com isso, o medo e o pânico são componentes cada vez mais presentes nas vidas dos cidadãos, provocando a fuga ao espaço privado em detrimento do público. Como material de análise, trabalhamos com as matérias jornalísticas e os anúncios publicitários sobre o bairro da Barra da Tijuca veiculados pelo jornal O Globo no período de agosto de 2003 a junho de 2005.

Clique aqui para visualizar este artigo completo

 

Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; LESSA, Roberta . Da cidade aos meios: as narrativas da violência e o bairro da Barra da Tijuca. Logos (Rio de Janeiro), UERJ – Rio de Janeiro, v. 22, p. 59-74, 2005.

Da cidade aos meios: as narrativas da violência e o bairro da Barra da Tijuca