Meses antes da efetiva realização, os megaeventos já repercutem nos mais diversos setores da sociedade, graças a divulgação massiva de suas atrações e continuam a gerar repercussão até bem depois do seu fim. Ao se inserirem no imaginário social, tornam-se campos privilegiados para a difusão de campanhas de marketing social. Assim, os organizadores ganham prestígio ao enfatizarem a responsabilidade social de sua marca, enquanto o Governo aproveita o potencial midiático dos megaeventos para disseminar campanhas de cunho sócio-educativo. Para discutir essa associação, escolhemos duas campanhas promovidas durante o Rock in Rio IV, que visavam alterar a representação social do público sobre drogas e sexo nos grandes festivais: A campanha Eu vou sem Drogas e a Campanha de esclarecimento em relação ao HIV, ambas embaladas pelo slogan “Por um mundo melhor”.

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Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; AZEVEDO, Elaine ; ELIAS, Roberto Vilela . Sexo, drogas e Rock in Rio: um estudo sobre campanhas de prevenção em megaeventos. In: XXI COMPÓS, 2012, Juiz de Fora. Anais 21º Encontro Anual da Compós. Juiz de Fora: UFJF, 2012. p. 1-18.

Sexo, drogas e Rock in Rio: um estudo sobre campanhas de prevenção em megaeventos