O colóquio tem como objetivo discutir os modos como investigamos em diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais, principalmente a Comunicação. O foco se concentra nas metodologias que adotamos para dar conta de questões e desafios contemporâneos ao olhar para a comunicação, seus fenômenos e suas práticas. O evento reunirá pesquisadores docentes e discentes de pós-graduação de diferentes instituições em torno da reflexão de que narrativas jornalísticas, literárias, artísticas não constituem apenas textos para análise cultural, mas são práticas sociais com importantes efeitos que têm o poder de despertar emoções (LUTZ, ABU-LUGHOD, 2008). Nessa perspectiva, emoções são tomadas em sua perspectiva cultural e social (REZENDE; COELHO, 2010; LE BRETON, 2009), assim como as narrativas que as envolvem. E a noção de real, entendida a partir do que também se fala sobre ele.
Nesse sentido, a experiência do atual na sociedade contemporânea é profundamente afetada pelo acesso imediato às tecnologias da comunicação que têm transformado a temporalidade. Assim, “a temporalidade se acelera, criando efeitos de simultaneidade e sensações de imediatismo dos acontecimentos” (SODRÉ, 2014, p. 121).
Para Muniz Sodré, “com a comunicação eletrônica, a internet, em suma, é o homem comum, sem qualquer visibilidade corporativa, que dá à ambiência da comunicação e da informação generalizadas o estatuto de nova esfera existencial (isso que chamamos de bios virtual / bios midiático).” Essa “presença ubíqua do código” faz com que as pessoas acessem a rede eletrônica, “não para ‘comunicar’ um importante conteúdo, mas pelo êxtase da conexão” (SODRÉ, 2014, p. 122).
Partindo dessas ideias iniciais, no colóquio interessa-nos discutir métodos e estratégias metodológicas para estudar e apreender corporeidades e afetos em diferentes tipos de narrativas. Esse novo colóquio foi concebido e é organizado pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Interação e Cultura (Lampe) da UERJ e pelo grupo de pesquisa Corps: corpo, representação e espaço urbano, do PPGCom/UERJ. Para representar o Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon), a pesquisadora Maria Helena Carmo apresentará a pesquisa “A construção das narrativas de diversidade e inclusão em marcas cariocas – Rede Globo e Petrobras” a pesquisa analisa como a gestão da diversidade é representada nos conteúdos de comunicação e nas políticas internas das duas marcas cariocas Rede Globo e Petrobras. As empresas que compõem o corpus desta pesquisa foram selecionadas por serem “marcas” sediadas no Rio de Janeiro e que possuem forte relação com a cidade.