Artigos publicados em periódicos
Na moda: Simmel, cultura e consumo
A moda é uma referência obrigatória nos estudos da sociologia, pois abre diversas possibilidades de análise dos grupos sociais e das influências do meio sobre o indivíduo. Muitos sociólogos do final do século XIX, como Tarde, Spencer e Simmel, compartilham
Leia maisDa cidade aos meios: as narrativas da violência e o bairro da Barra da Tijuca
Neste trabalho, são estudadas algumas representações que a mídia ajuda a construir sobre a violência e a degradação social. O jornalismo impresso tem cedido cada vez mais espaço aos fatos relacionados à violência urbana, com volumosa ênfase, no caso brasileiro,
Leia maisComunicação e gestão de resíduos sólidos: um estudo sobre políticas de comunicação ambiental na UERJ
O presente artigo apresenta os primeiros resultados do projeto de extensão “Comunicação e gestão de resíduos sólidos: um estudo sobre políticas de comunicação ambiental na UERJ”, que tem o apoio da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3). O projeto objetiva
Leia maisComunicação, Consumo e Moda: entre os roteiros das aparências
Este artigo aborda a moda a partir de questões comumente debatidas no campo da comunicação social. Tendo o consumo como referência, a discussão propõe levar em conta os apontamentos de Simmel sobre a moda, relacionando-os a teóricos contemporâneos, de maneira
Leia maisJeux de transparence entre-murs. La culture de la peur et les malls de Rio de Janeiro
Cet article examine le rôle des malls comme éléments de la globalisation, ayant la ville de Rio de Janeiro comme terrain d’étude. Les réseaux de communications humaines et technologiques présents dans les malls sont des indices d’une société qui valorise
Leia maisA subversão pós-moderna e o diabólico Maffesoli: uma breve discussão sobre o mal como essência necessária à mídia contemporânea
O artigo foi escrito à luz do pensamento de Michel Maffesoli, com inspiração no livro “A parte do diabo”. É um ensaio sobre o polêmico pensamento do autor, que estuda as ciências sociais mesclando o trágico e o banal. Ao
Leia maisSimmel e a cidade moderna: uma contribuição aos estudos da comunicação e do consumo
É nas grandes cidades que se dá a maior parte das produções midiáticas e, em geral, elas também são o cenário e o argumento dessas produções. Isso acontece no jornalismo, na publicidade e em toda a indústria do entretenimento. Daí
Leia maisLes NTIC comme argument publicitaire dans le marché immobilier: un cas à Rio de Janeiro
Au cours des dernières décennies, les villes se sont progressivement autocloisonnées, en favorisant des déconfigurations et reconfigurations sociales, appauvrissant ainsi les échanges symboliques au niveau politique l’ “être-ensemble”. Les centres commerciaux sont devenus une sorte de résumé postmoderne du rêve
Leia maisAu nom de la violence: une étude des représentations du journal O Globo sur les manifestations des étudiants français en 2006
L’idée centrale de cet article est de discuter les données concernant les différents types de sociabilité suggérés par les représentations sociales que les médias ont contribué à établir sur la violence urbaine. Ainsi, nous analysons des narrations abordant cette thématique,
Leia maisPara além do Rio de Janeiro: a comunicação da arquitetura estrangeira na Barra da Tijuca
Os bairros do Rio de Janeiro formam uma cartografia simbólica, simultaneamente, confusa e produtiva. Neste trabalho, concentramo-nos sobre a Barra da Tijuca, por ser o bairro que mais cresce no Rio. Ao mesmo tempo, a arquitetura da Barra da Tijuca
Leia maisComunicação, consumo e cidade: praças de alimentação dos shoppings do Rio de Janeiro
A sociedade contemporânea caracteriza-se pelo crescimento exponencial do consumo e pelo excesso de informações no cotidiano urbano. Entre os apelos ao consumo, a alimentação é um grande filão nas estratégias publicitárias. Este ensaio propõe uma discussão sobre os lugares de
Leia maisFolia, mediações e megaeventos: estudo sobre as representações do carnaval 2010 nos jornais cariocas
A proposta deste artigo é contribuir com a discussão sobre a vocação do Rio de Janeiro para abrigar megaeventos, levando especialmente em consideração o tratamento midiático desenvolvido nesses períodos sobre a violência urbana. Além da oportunidade de confraternização, esses eventos
Leia maisCommunication, City and Tourism: A Study on the Representations of Tourist-related Violence in Mega Events held in Rio de Janeiro
This article aims to analyze different types of social representations constructed by the media about urban violence, with conclusions and findings serving as resource material for Tourism and Social Communication programs. The analysis will be based on a corpus consisting
Leia maisOpinião pública e contemporaneidade: por uma teoria de base à comunicação social
Este artigo faz uma abordagem sobre a teoria da opinião e da comunicação na atualidade. Analisa a cidade como palco da formação da opinião, o fenômeno da globalização e as pesquisas sobre o assunto e seus efeitos. Defende a importância
Leia maisA comunicação e a nova ordem: um pequeno ensaio sobre a tribalização do mundo
As contradições, os paradoxos, os extremos fazem parte do cotidiano urbano. A cidade transnacional é, ao mesmo tempo, heteronômica e anônima, reunindo a simbologia da ordem do plural. Seu incremento objetal reterritorializa os espaços e as tribos e anima a
Leia maisComunicação e espaços urbanos: relação essencial à contemporaneidade
Neste fim de século, algumas grandes cidades tentam novamente se reorganizar,encontrando, porém, dificuldades múltiplas.As noções de desordem e de caos atrelam-se irremediavelmente à questão urbana; dentro desse quadro, o quotidiano é invadido por sentimentos, às vezes insuportáveis, sobre violência e
Leia maisCidade, comunicação e pós-modernidade: reflexões para uma produção de conhecimento
Cidade, comunicação e pós-modernidade: reflexões para uma produção de conhecimento. Clique aqui para visualizar este artigo completo Referência: FREITAS, Ricardo Ferreira. Cidade, comunicação e pós-modernidade: reflexões para uma produção de conhecimento. Logos (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v.
Leia maisShopping center: lazer ou consumoterapia?
Um lugar alegre, bonito, equilibradamente colorido e bem montado. Uma minicidade de sonhos: cinemas, teatros, pistas de patinaçao, piscinas, academias de ginástica e, principalmente, um mundo de opções para o público infantil. Motivadas pelos efeitos do fenômeno do consumismo, as
Leia maisSaúde pública e comunicação: alternativas na extensão universitária
Saúde pública e comunicação: alternativas na extensão universitária. Clique aqui para visualizar este artigo completo Referência: FREITAS, Ricardo Ferreira. Saúde pública e comunicação: alternativas na extensão universitária. Logos (UERJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 1, p. 16-17, 1990.
Leia maisPorto Maravilha: vivências e experiências culturais no espaço urbano ressignificado
Este trabalho pretende analisar, a partir de algumas manifestações culturais que se concretizam no Porto Maravilha, a gradual afirmação de um processo de identificação cultural dos sujeitos atores que se materializa na região. A análise conjugou as teorias que tratam
Leia maisRio Olímpico: a mercantilização da cidade e o declínio do espaço público
Neste trabalho, discutimos a crescente privatização dos espaços públicos na cidade do Rio de Janeiro, a reboque dos últimos megaeventos realizados na metrópole, com especial destaque para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Grandes
Leia maisDa Cidade-espetáculo à Cidade-mercadoria: a comunicação urbana e a construção da marca RIO
Neste artigo, abordamos a interface entre a comunicação e a cidade a partir de dois panoramas relacionados ao consumo. Em ambos, utilizaremos a cidade do Rio de Janeiro e alguns de seus eventos mais emblemáticos como campo de ilustrações. No
Leia maisSobre Simmel e a guerra: escritos na imprensa alemã
Neste artigo, discutimos três textos de Simmel escritos para a imprensa de Berlim, inspirados em suas angústias durante a Primeira Guerra Mundial: “A ideia de Europa”, publicado em 7 de março de 1915, no Berliner Tageblatt; “A Europa e a América:
Leia maisRio de estereótipos: sobre o carioca e a cidade no documentário seriado norte-americano No reservations
Este trabalho analisa as representações do carioca e do Rio de Janeiro no documentário seriado sobre turismo No Reservations, de origem estadunidense, apresentado por Anthony Bourdain. Baseadas em imaginários estereotipados, as narrativas constroem verdades sobre identidades culturais e nacionais, sobre
Leia maisCivilizar para consumir: as favelas e os processos civilizatórios no documentário seriado No reservations
Este artigo aborda os imaginários em torno dasfavelas da cidade do Rio de Janeiro no documentárioseriado sobre turismo No Reservations, deAnthony Bourdain. Por meio de uma análise crítica,percebe-se que o episódio apresenta as UPPs eas oportunidades no esporte, mais especificamenteno
Leia maisAlimentação Saudável e Qualidade de Vida: fenômeno midiático na cidade
O propósito principal deste artigo é discutir, no universo contemporâneo da cidade, as representações da alimentação saudável e da qualidade de vida e sua relação com as narrativas difundidas pela mídia sobre a construção de tendências acerca deste fenômeno comunicacional
Leia maisA Marca Rio: o turismo nos documentários sobre a cidade
O artigo trata da cidade do Rio de Janeiro como marca, memória e centro turístico, abordando dois documentários estrangeiros de televisão sobre turismo: 1000 places to see before you die, estadunidense, exibido pela primeira vez na rede TLC em 2007
Leia maisRock in Rio: eternamente jovem
A proposta deste artigo é discutir o papel do espetáculo Rock in Rio: O Musical como arauto do megaevento Rock in Rio. Embalado pelo sucesso que tem acompanhado os musicais no Brasil, acreditamos que o projeto do espetáculo de música,
Leia maisMegaeventos: a alquimia incontrolável da cidade
Este artigo analisa os desdobramentos provocados pelos megaeventos na sociedade contemporânea. Verificamos que as Exposições Universais do século XIX e, modernamente, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos produzem impactos sociais, cujos ecos escapam ao previsível. Mesmo efêmeras, as
Leia maisEstereótipos e clichês: a (re)apresentação do Brasil na cerimônia de encerramento da Olimpíada 2012
Este artigo analisa a apresentação do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres 2012. Durante cerca de 8 minutos, artistas brasileiros se revezaram em um espetáculo de clichês que mostrou músicas, fantasias e coreografias, representativas, sob o ponto
Leia maisCenários de guerra na selva urbana: imaginários da violência e consumo turístico da cidade do Rio de Janeiro no documentário seriado Madventures
Além dos desafios mundiais a que todos estão sujeitos em qualquer parte do planeta, é evidente a ausência dos poderes públicos nas grandes cidades brasileiras assim como no campo. Nesse quadro, como sabemos há muito tempo, a mídia acaba exercendo
Leia maisO Rock e o Rio num mundo politicamente correto
O momento é propício para o estudo de grandes aglomerações no Rio de Janeiro. Utilizando o Rock In Rio IV como objeto propomos um debate sobre os megaeventos enquanto potenciais palcos de promoção de campanhas de conscientização social que pretendem
Leia maisMinutes finales : la représentation du Brésil lors de la cérémonie de clôture des Jeux olympiques 2012
Cet article analyse la présentation du Brésil lors de la cérémonie de clôture des Jeux olympiques de Londres 2012. Pendant près de huit minutes, divers artistes brésiliens se sont relayés dans un spectacle fait de clichés qui montraient des chansons,
Leia maisA vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável
Neste ensaio apresentamos algumas reflexões sobre publicidade e alimentação saudável no mundo contemporâneo onde o consumo exerce papel de grande relevância. Buscamos enfatizar dois aspectos, entre tantos outros ainda por serem explorados na literatura científica do campo alimentar-nutricional: a hegemonia
Leia maisO consumo da representação da qualidade de vida
Este artigo analisa aspectos do consumo e da qualidade de vida, inspirados pela massiva influência da mídia na construção de uma atmosfera de equilíbrio das emoções e bem-estar, afetando o consumo material e imaterial no contexto das metrópoles. O propósito
Leia maisArtigos publicados em anais de eventos

Anais da Jornada Identidades, Corpos, Gêneros e Sexualidades
Já estão disponíveis os anais da Jornada Identidades, Corpos, Gêneros e Sexualidades, realizada nos dias 28 e 29 de maio, durante o seminário BERRO! Expressão e Comunicação LGBT+.
Leia maisMegaeventos: Um Estudo Preliminar Sobre as Representações Midiaticas da Violencia no Carnaval e Reveillon do Rio de Janeiro
Através das investigações sobre os diferentes tipos de representações sociais construídos pela mídia, nosso trabalho tem por objetivo demonstrar a mudança do discurso midiático sobre a violência urbana pelos megaeventos, carnaval e reveillon, construindo um novo cenário de paz e
Leia maisSeguros por terra, céu e mar: o efeito Pan nas representações midiáticas do jornal O Globo
Este trabalho, recorte de uma pesquisa em desenvolvimento sobre aspectos específicos produzidos por megaeventos em grandes centros urbanos, investiga as representações sociais que o jornalismo impresso ajuda a construir sobre a violência urbana que se imprime na cidade do Rio
Leia maisAquarelas do Brasil: um estudo sobre as campanhas internacionais de comunicação e o turismo no Brasil
Neste artigo, elegemos como objeto de estudo uma das frentes desenvolvidas pelas políticas de turismo do governo federal: o Plano Aquarela. Trata-se de um plano de marketing turístico internacional desenvolvido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, que evidencia
Leia maisComunicação e cidade: contradições na mídia sobre o bairro da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro
Neste trabalho, são estudadas as representações que a mídia impressa constrói sobre os moradores dos condomínios fechados da Barra da Tijuca do Rio de Janeiro, em relação a seus espaços de habitação e de lazer. São utilizados como parâmetros os
Leia maisPara Além das Grades: a Mídia e a Violência nas Fortalezas da Barra da Tijuca
A violência é uma das temáticas mais presentes na mídia brasileira e, especialmente, na carioca. Neste artigo, estudamos as argumentações publicitárias e jornalísticas relacionadas à violência na mídia impressa do Rio de Janeiro, tendo como campo de análise o bairro
Leia maisPara além das grades: a mídia e a violência nas fortalezas da Barra da Tijuca
Neste trabalho, são estudadas algumas representações que a mídia ajuda a construir sobre a violência e a degradação social. O jornalismo impresso tem cedido cada vez mais espaço aos fatos relacionados à violência urbana, com volumosa ênfase, no caso brasileiro,
Leia maisArrastão em Paris: um estudo da cobertura do jornal O Globo sobre as manifestações dos estudantes franceses em março de 2006
Neste trabalho, são estudadas algumas representações sociais que a mídia ajuda a construir sobre a violência na contemporaneidade. O jornalismo impresso tem cedido cada vez mais espaço aos fatos relacionados à violência urbana. Este artigo comenta algumas representações sobre as
Leia maisO Rio de Janeiro continua lindo, O Rio de Janeiro continua sendo o grande palco brasileiro de megaeventos
Este trabalho aborda a especial vocação da cidade do Rio de Janeiro para abrigar megaeventos, oportunidade em que se forma uma rede de comunicação urbana que convida a cidade, a população e o visitante à produção de novos sentidos, seduzidos
Leia maisCidade dos medos X Cidade dos sonhos: o paradoxo das representações do jornal O Globo durante o Pan no Rio de Janeiro
Este artigo analisa as narrativas do jornal O Globo, publicadas entre 1 e 31 de julho de 2007, mês da realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. O objetivo é a interpretação das representações da violência urbana, observando as
Leia maisMeios de Comunicação e Consumo: explorando outros espaços midiáticos de construção e formação do consumo
Os meios de comunicação atuam fortemente no processo de escolha, validação das utilidades e apresentação de produtos e serviços, constituindo na contemporaneidade soberana fonte de informação para o consumo. Este artigo se debruça sobre a participação de outros elementos da
Leia maisRio de Janeiro, memória e a imagem de cidade-espetáculo
Este artigo tem por intenção analisar a representação do Rio de Janeiro como cidade-espetáculo, consolidada a partir do início do século XX com obras monumentais oriundas da Reforma Passos e megaeventos como a Exposição Nacional de 1908 e, já no
Leia maisFeliz Ano Novo: mudanças nas narrativas jornalísticas sobre a violência no Réveillon do Rio de Janeiro
Este artigo investiga as representações construídas sobre o Rio de Janeiro enquanto cidadesede de megaeventos, o que demanda uma nova ordem urbana, alvo da cobertura cotidiana dos meios de comunicação. As narrativas conferem representações à cidade, reinventando-a a partir de
Leia maisA cidade em jogo: considerações sobre os megaeventos e as manifestações de junho de 2013 no Rio
Este artigo discute a importância dos megaeventos na cidade do Rio de Janeiro e suas reverberações midiáticas. As manifestações populares durante a Copa da Confederações, em junho de 2013, implicou mudanças nas enunciações feitas pela mídia impressa nos dias mais
Leia maisFavela como selva urbana: as representações da violência no Rio de Janeiro no programa Madventures
Este artigo aborda as representações sobre a violência na cidade Rio de Janeiro no episódio Amazonas: On the River of Shamans do documentário seriado sobre turismo Madventures. Exibido originalmente em setembro de 2009, o programa, produzido pela televisão finlandesa para
Leia maisFolia, mediações e megaeventos: breve estudo sobre as representações do carnaval 2010 nos jornais cariocas
A proposta deste artigo é contribuir com a discussão sobre a vocação do Rio de Janeiro para abrigar megaeventos, levando especialmente em consideração o tratamento midiático desenvolvido nesses períodos sobre a violência urbana. Além da oportunidade de confraternização, esses eventos
Leia maisRio de Janeiro, lugar de eventos: das exposições do início do século XX aos megaeventos contemporâneos
A proposta deste artigo é discutir a construção da vocação do Rio de Janeiro para abrigar megaeventos, com inspiração nas exposições do século XX. Os eventos do Rio de Janeiro do início do século XX, a exemplo das exposições universais
Leia maisSexo, drogas e Rock in Rio: um estudo sobre campanhas de prevenção em megaeventos
Meses antes da efetiva realização, os megaeventos já repercutem nos mais diversos setores da sociedade, graças a divulgação massiva de suas atrações e continuam a gerar repercussão até bem depois do seu fim. Ao se inserirem no imaginário social, tornam-se
Leia maisBrasil em 8 minutos: a (re)apresentação do país na cerimônia de encerramento da Olimpíada 2012
Este artigo analisa a apresentação do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres 2012. Durante cerca de 8 minutos, artistas brasileiros se revezaram em um espetáculo de clichês que mostrou músicas, fantasias e coreografias, representativas, sob o ponto
Leia maisMegaeventos: motores de transformação social
Este artigo analisa a apresentação do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres 2012. Durante cerca de 8 minutos, artistas brasileiros se revezaram em um espetáculo de clichês que mostrou músicas, fantasias e coreografias, representativas, sob o ponto
Leia maisAtivos intangíveis na marca Rio: o consumo turístico da cidade nos documentários internacionais
O presente artigo aborda aspectos associados à Marca Rio em documentários que, pretensamente jornalísticos, funcionam como elementos estruturadores do consumo turístico da metrópole carioca. São abordados dois documentários seriados de televisão sobre turismo: 1000 places to see before you die,
Leia maisRio, cidade-mosaico: olimpíadas e consumo da cidade nas narrativas da mídia inglesa
Neste artigo, elegemos três produtos midiáticos ingleses para tentarmos entender que atributos da marca RIO foram ressaltados pela imprensa internacional durante os Jogos Olímpicos de 2016, com especial atenção à violência, ao baixo número de espectadores e à plasticidade da
Leia maisRio de Janeiro, favelas e favelados: construção da empatia e consumo da alteridade em Welcome to Rio – Peace
A reconfiguração da imagem do Rio de Janeiro pelo city branding, por ocasião da realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos na cidade, fez multiplicar o número de documentários televisivos sobre a cidade. Neste trabalho, buscamos analisar a
Leia maisParque Madureira: a instalação dos aros olímpicos para consumo de uma paisagem (re)inventada do coração do subúrbio carioca
Este artigo aborda a (re)invenção da paisagem de Madureira, bairro da Zona Norte carioca, com a instalação dos aros olímpicos no Parque Madureira. O estudo se baseia no discurso e nas narrativas publicitárias do livro “Jogos da Transformação”, editado pela
Leia maisLivros
Centres Commerciaux: Îles urbaines de la post-modernité
Les villes craquent. Avec la faillite du discours urbain moderne, les mégalopoles n’arrivent plus à gérer les embouteillages, la pollution, l’insécurité, etc. La ville post-moderne cherche à créer des espaces délivrés de ces problèmes ; lieux semi-privés, semi-publics, semi-fermés. Dans
Leia maisDesafios contemporâneos em comunicação: perspectivas de relações públicas
Esta coletânea explora várias possibilidades na área de Relações Públicas, trazendo informações claras quanto aos novos usos de antigos instrumentos, bem como novos usos de antigos instrumentos, bem como novas alternativas e contribuições para a teoria, a prática e a
Leia maisDestinos da cidade: comunicação, arte e cultura
Reunindo um conjunto de reflexões sobre temas como comunidades, mídia, consumo, esporte, lazer e arte, este livro destina-se, principalmente, a professores, profissionais, pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação. Além disso, tendo os espaços urbanos como ponto comum, os
Leia maisRedes urbanas: comunicação, arte e tecnologia
Mídia, representações sociais, arte, amor, método e tecnologia são as temáticas que circunscrevem este livro. A proposta comum entre os autores é a de colaborar com os estudos contemporâneos sobre as tecnologias de informação e da comunicação, a fim de
Leia maisPor dentro da comunicação interna: tendências, reflexões e ferramentas
Tema de máxima importância para diferentes academias, fazia falta um livro que tratasse de suas questões mais essenciais. Este se divide em duas partes: Perspectiva Histórica e Teórica da Comunicação Interna e Conceitos, Ferramentas e Estratégias. Os textos também procuram
Leia maisComunicação, narrativas e culturas urbanas
Percorrer títulos, nomes e temas desta coletânea permite-nos divisar belos passeios pela complexidade das culturas urbanas em ruas e avenidas que abriram Silvia Borelli e Ricardo Ferreira Freitas na organização e desenvolvimento das atividades acadêmicas do Núcleo de Pesquisa Comunicação
Leia maisOlhares Urbanos: estudos sobre a metrópole comunicacional
Hoje, temas como “sociologia urbana” e “antropologia urbana” atraem centenas de interessados a cursos, seminários e congressos. Ao mesmo tempo, o consumo invadiu todos os espaços da contemporaneidade e gerou profundas mudanças na percepção que indivíduos e empresas têm acerca
Leia maisAlimentação, Consumo e Cultura
Perspectivas sobre a comida (aqui entendida como alimento simbolizado), a partir das Humanidades, abrem o espectro de lentes, multiplicam as possibilidades de análises da vida. Gostos, sabores e saberes se entrelaçam conformando complexos fenômenos em intensa dinâmica no existir contemporâneo
Leia maisMegaeventos, Comunicação e Cidade
Grandes espetáculos promotores da aglomeração de milhares de pessoas, incentivadores do turismo e alardeados como propulsores da economia, os megaeventos, cada vez mais, têm intensa cobertura midiática. Admirá-los, criticá-los, conhecer os valores investidos e os desviados, sua relação com o
Leia maisConsumo, comunicação e arte
Arte não se refere apenas ao belo e ao efêmero. Ela é uma forma de produção de conhecimento que não se reduz ao prazer estético e pode ser entendida também como uma dimensão do pensamento, da técnica e da atividade
Leia maisAlimentação e consumo de tecnologias
Perceber a alimentação como objeto de estudo complexo é uma forma de produção de conhecimento que favorece encontros transdisciplinares em torno de questões que se desenvolvem em contextos plurais e mutantes, possibilitando trazer para a cena principal preocupações de uma
Leia maisCorpo e consumo nas cidades
O culto ao corpo, sua importância no processo de construção da identidade na sociedade contemporânea e sua clara relação com os códigos de distinção social pelo consumo nos coloca diante de uma nova percepção da corporeidade. O que é um
Leia maisCapítulos de livros
Shopping centers: ilhas da pós-modernidade
Dividido em cinco partes, o livro colige uma série de estudos sobre o fenômeno da comunicação na era pós-moderna. A obra está dividida em – I. Cultura, comunicação e significação; II. Aspectos históricos e evolutivos da comunicação; III. Ética e
Leia maisCorpo e consumo: a estética carioca
O que é o corpo? Reflexo, imagem, substância, carne, exterior, físico, objeto de estudos e/ou do desejo? Afinal, Que corpo é esse? A essa questão tão plural, comunicadores, sociólogos, psicanalistas, advogados e escritores, entre outros, procuram responder neste livro. Cada
Leia maisSobre condomínios fechados: as fronteiras do lazer nos espaços contemporâneos
Nas fronteiras do contemporâneo discute algumas tendências do pensamento no contexto contemporâneo relacionadas a dimensões fundamentais da experiência humana. A renegociação das noções de território, arte, corpo e comunicação é enfocada, tendo em vista os processos de subjetivação individual e
Leia maisDesafios contemporâneos à eficiência das relações públicas
Esta coletânea explora várias possibilidades na área de Relações Públicas, trazendo informações claras quanto aos novos usos de antigos instrumentos, bem como novos usos de antigos instrumentos, bem como novas alternativas e contribuições para a teoria, a prática e a
Leia maisComunicação, consumo e lazer: o caso da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro
Reunindo um conjunto de reflexões sobre temas como comunidades, mídia, consumo, esporte, lazer e arte, este livro destina-se, principalmente, a professores, profissionais, pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação. Além disso, tendo os espaços urbanos como ponto comum, os
Leia maisForteresses urbaines: les condominiums de Rio, nouvelles insularités sociales
Quand il est question d’analyse des cultures, l’anthropologie possède un droit de regard prioritaire. Cette discipline, en effet, s’est historiquement distinguée en proposant des clés de lecture rigoureuses des faits culturels saisis tout à la fois dans leur globalité et
Leia maisDesportos nas cidades: a influência dos grandes eventos esportivos na formação do profissional de educação física
A contribuição epistemológica desta obra constitui-se num legado nos campos de estudo das políticas públicas; lazer e cultura; atividade física e qualidade de vida; Educação Física, escola e sociedade; projetos sociais; inclusão social; envelhecimento e esporte. *Resumo do livro. Clique
Leia maisJogos da globalização: a mídia, a cultura do medo e os malls do Rio de Janeiro
Os quatro eixos temáticos abordados em Comunicação e práticas de consumo linguagens imagéticas e consumo de mensagens; cultura e consumo; campo da Comunicação; mídia e impactos sociais evidenciam a fertilidade que caracteriza o campo da Comunicação e seus pesquisadores. Os
Leia maisA assessoria de imprensa e o gestor público: atenção à orquestra midiática
Tomando por base a realidade do mercado, a obra traz aos gestores e executivos informações práticas sobre como lidar com a mídia no cotidiano. Escrito por profissionais renomados, mostra como agir em entrevistas, conduzir coletivas e lidar com a imprensa
Leia maisCidade em protesto: considerações sobre mídia, conflito e megaeventos
Este livro é um marco que celebra os 25 anos da inclusão do lazer, como um direito social, na Constituição do Brasil de 1988. A temática é tratada em diferentes âmbitos e perspectivas, evidenciando uma multiplicidade de olhares sobre o
Leia maisO trabalho na contemporaneidade: da precariedade à inovação na comunicação organizacional
Tema de máxima importância para diferentes academias, fazia falta um livro que tratasse de suas questões mais essenciais. Este se divide em duas partes: Perspectiva Histórica e Teórica da Comunicação Interna e Conceitos, Ferramentas e Estratégias. Os textos também procuram
Leia maisO Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo um grande palco de megaeventos
Percorrer títulos, nomes e temas desta coletânea permite-nos divisar belos passeios pela complexidade das culturas urbanas em ruas e avenidas que abriram Silvia Borelli e Ricardo Ferreira Freitas na organização e desenvolvimento das atividades acadêmicas do Núcleo de Pesquisa Comunicação
Leia maisComunicação e espaços urbanos de consumo: o imaginário dos shopping centers
Hoje, temas como sociologia urbana e antropologia urbana atraem centenas de interessados a cursos, seminários e congressos. Ao mesmo tempo, o consumo invadiu todos os espaços da contemporaneidade e gerou profundas mudanças na percepção que indivíduos e empresas têm acerca
Leia maisEm nome do espetáculo: megaeventos, cidades e representações midiáticas
Fruto do trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa CAC – Comunicação, Arte e Cidade, da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, o livro é uma coletânea de artigos de pesquisadores que se dedicam a estudos nesses três campos. Nele o
Leia maisRio de reinvenções: a mídia e as representações da favela pacificada
Cada vez mais se evidencia a crise das racionalidades geográficas tradicionais, isto é, que outras dinâmicas socioculturais estabelecidas por diferentes atores se “apropriam da cidade”, construindo com alguma regularidade territorialidades pouco visíveis e inusitadas. Esta publicação – que inaugura a
Leia maisAlimentação, publicidade e identidade no universo do consumo
Perspectivas sobre a comida (aqui entendida como alimento simbolizado), a partir das Humanidades, abrem o espectro de lentes, multiplicam as possibilidades de análises da vida. Gostos, sabores e saberes se entrelaçam conformando complexos fenômenos em intensa dinâmica no existir contemporâneo cada
Leia maisCOMENDO BEM: reflexões sobre o consumo da qualidade de vida através da alimentação.
Perspectivas sobre a comida (aqui entendida como alimento simbolizado), a partir das Humanidades, abrem o espectro de lentes, multiplicam as possibilidades de análises da vida. Gostos, sabores e saberes se entrelaçam conformando complexos fenômenos em intensa dinâmica no existir contemporâneo cada
Leia maisRock in Rio como plataforma transmídia: consumo de um megaevento convertido em caso de amor
O culto ao corpo, sua importância no processo de construção da identidade na sociedade contemporânea e sua clara relação com os códigos de distinção social pelo consumo nos coloca diante de uma nova percepção da corporeidade. O que é um
Leia maisPor um Rio de eventos: as transformações nas representações da cidade maravilhosa frente aos megaeventos
A coletânea reúne artigos selecionados que revelam um painel das discussões ocorridas em 2012 durante o 4ª Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil). *Resumo do livro. Clique aqui para comprar
Leia maisBatalhas, harmonia e controle: três visões sobre grandes eventos no Rio de Janeiro
A pauta esportiva está em destaque na agenda nacional brasileira. Se considerarmos os, já realizados, Jogos Pan e Parapan-Americanos em 2007, os Jogos Mundiais Militares em 2011 e a Copa das Confederações em 2013; além dos vindouros eventos da Copa
Leia maisAfetações midiáticas: um estudo sobre as representações da esquizofrenia nas telenovelas brasileiras
Perceber a alimentação como objeto de estudo complexo é uma forma de produção de conhecimento que favorece encontros transdisciplinares em torno de questões que se desenvolvem em contextos plurais e mutantes, possibilitando trazer para a cena principal preocupações de uma
Leia maisLeisure, Media and Consumption: The Flavour of Rock in Rio
This is the first handbook devoted entirely to leisure theory, charting the history and philosophy of leisure, theories in religion and culture, and rational theories of leisure in the Western philosophical tradition, as well as a range of socio-cultural theories
Leia maisPorto Maravilha: construção da narrativa do branding urbano para a cidade olímpica
Após a Copa do Mundo de 2014, muitas coisas em que acreditávamos deixaram de fazer sentido. Por exemplo, a “tragédia” de 1950, nosso grande mito fundador como “país do futebol” (um jogo do qual somente os mais velhos têm registros
Leia maisMegaevento: uma lógica de transformação social
Grandes espetáculos promotores da aglomeração de milhares de pessoas, incentivadores do turismo e alardeados como propulsores da economia, os megaeventos, cada vez mais, têm intensa cobertura midiática. Admirá-los, criticá-los, conhecer os valores investidos e os desviados, sua relação com o
Leia mais“Porto Maravilha”: o branding urbano e a construção do imaginário da cidade do Rio de Janeiro
Contemplando processos de comunicação, dinâmicas produtivas e a constituição de subjetividades, o consumo implica, para os sujeitos, pertencer, participar, engendrar vínculos e sociabilidades, estar em rede, buscar e ter visibilidade. Seu campo de ação social e seus desdobramentos culturais articulam
Leia maisEmoções nos corpos loucos em Caminho das Índias
A dimensão do sensível aponta para uma perspectiva distinta daquela implicada na lógica de uma cultura que se quer racional, objetiva, tecnológica. Refletir acerca da emoção, do pathos, sobre o corpo que os comporta e sobre os meios de comunicação
Leia maisRock in Rio: um banquete para marcas e consumidores
Arte não se refere apenas ao belo e ao efêmero. Ela é uma forma de produção de conhecimento que não se reduz ao prazer estético e pode ser entendida também como uma dimensão do pensamento, da técnica e da atividade
Leia maisEstado e indústria cultural: o olhar de José Nilo Tavares
“Esta é uma obra sui generis, sob todos os aspectos a partir dos quais for examinada. Primeiro, pela própria concepção do volume: reunião de textos teóricos que, embora periféricos à Comunicação Social, estritamente falando, com ela dialogam produtivamente. Segundo, porque
Leia maisTeses e dissertações
Crédito rápido, fácil e sem burocracia: um estudo sobre os usos de cartões de crédito por jovens universitários
A pesquisa detém sua atenção nos sentidos sociais e culturais dos meios de pagamento. Para tal, investiga dois domínios: o universo publicitário construído pelas empresas de tecnologias de pagamento (Visa e MasterCard) e outro prático, vivido por jovens universitários. Correlacionar
Leia maisO real no imaginário: estéticas realistas nas ficções nacionais contemporâneas
Tendo por base a tradicional discussão entre as propostas formativa e realista na teoria cinematográfica e a percepção de um esmaecimento nas fronteiras entre o ficcional e o documental, o presente estudo tem por objetivo analisar nas ficções nacionais contemporâneas
Leia maisMarcas limítrofes, imagens do invisível: representações da marginalidade em Almodóvar
Esta dissertação apresenta uma análise das representações da marginalidade na obra cinematográfica de Pedro Almodóvar, com base na Sociologia do Desvio de Goffman, Becker e Elias, atualizada pela teoria de covering de Yoshino. A intenção do trabalho é problematizar a
Leia maisO Rio que nós queremos: o efeito PAN nas representações midiáticas da violência urbana
Esta dissertação analisa as narrativas do jornal O Globo, publicadas entre 1 e 31 de julho de 2007, mês da realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. O objetivo é a interpretação das representações da violência urbana, observando as
Leia maisA representação da qualidade de vida na Revista Vida Simples
É nas grandes cidades que a temática da qualidade de vida vem sendo posta em voga na última década, especialmente, como cita Freitas (1996, p.4), pela busca por melhores condições de vida, face à gama de “sintomas de falência do
Leia maisRainhas de Bateria no jornal O Dia: um estudo sobre as representações do personagem na mídia popular carioca
Este texto propõe um estudo sobre as representações sociais das Rainhas de Bateria das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro no jornal O Dia desde o surgimento do personage, até os dias atuais. Entre nossos principais
Leia maisMídia e consumo: a afirmação do consumo de cursos de MBA nas páginas do Boa Chance
O campo de estudos da Comunicação é conhecido pela sua interdisiplinaridade, o que permite analisar objetos relacionados a outras áreas do conhecimento por meio da perspectiva em que os diferentes tipos de mídia lhes apresentam. Utilizando palavras, imagens e sons
Leia maisBoas saídas, melhores entradas: mídia e ano novo no Rio olímpico
Ao longo do século XX o Rio passou por amplas reformas urbanas, sempre focadas em pontos estratégicos da cidade. Hoje, mais uma vez, vivenciamos um profundo reordenamento espacial, notadamente na Zona Oeste. No âmbito político da segurança pública, o governo
Leia maisO louco mundo da ficção: um estudo sobre a representação social da esquizofrenia na telenovela
Os meios audiovisuais, em especial a televisão, são fartamente consumidos pelo público brasileiro. Dentre seus produtos, a telenovela é o que encontra maior reverberação, sendo reconhecidamente uma das principais mercadorias da indústria do entretenimento. Para gerar identificação e empatia no
Leia maisÀ sombra da globalização: um estudo sobre o carnaval de rua do Rio de Janeiro através das páginas do jornal O Globo
A presente dissertação tem como objetivo investigar a relação entre a disseminação de uma cultura carnavalesca de rua e sua articulação com conceitos relativos à memória em um contexto descrito por diversos autores como sendo de crise. Para tanto, buscou-se
Leia maisCopacabana Palace: imaginário, consumo e estilos de vida no palácio da princesinha do mar
O presente trabalho propõe uma análise do hotel Copacabana Palace sob a perspectiva comunicacional, enfatizando as suas possíveis imbricações com o imaginário carioca. Inaugurado no dia 13 de agosto de 1923 no bairro de Copacabana (na Avenida Atlântica), o prédio
Leia maisRio para gringo: A construção de sentidos sobre o carioca e a cidade para consumo turístico
Este trabalho visa compreender a produção de sentidos sobre o carioca e o Rio de Janeiro em documentários seriados sobre turismo produzidos para a TV por estrangeiros. Por meio de uma análise crítica, o estudo analisa narrativas produzidas em dois
Leia maisDo armário à tela global: a representação social da homossexualidade na telenovela brasileira
A presente dissertação tem como objetivo identificar e estudar a representação social da homossexualidade, como forma de identidade social, na telenovela brasileira, a partir da construção de uma metodologia de seleção e análise de elementos audiovisuais existentes nesse tipo de
Leia maisComunicação, universidade e shopping center: os limites entre os espaços do conhecimento e do consumo
Os meios de comunicação têm evoluído rápida e mundialmente e seus efeitos podem ser percebidos em vários aspectos da vida social. A sociedade de consumo que nos cerca utiliza-se dessa agilidade e “globalização” dos veículos de comunicação para se diluir
Leia mais