Artigos publicados em periódicos

Na moda: Simmel, cultura e consumo

A moda é uma referência obrigatória nos estudos da sociologia, pois abre diversas possibilidades de análise dos grupos sociais e das influências do meio sobre o indivíduo. Muitos sociólogos do final do século XIX, como Tarde, Spencer e Simmel, compartilham

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Shopping center: lazer ou consumoterapia?

Um lugar alegre, bonito, equilibradamente colorido e bem montado. Uma minicidade de sonhos: cinemas, teatros, pistas de patinaçao, piscinas, academias de ginástica e, principalmente, um mundo de opções para o público infantil. Motivadas pelos efeitos do fenômeno do consumismo, as

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Sobre Simmel e a guerra: escritos na imprensa alemã

Neste artigo, discutimos três textos de Simmel escritos para a imprensa de Berlim, inspirados em suas angústias durante a Primeira Guerra Mundial: “A ideia de Europa”, publicado em 7 de março de 1915, no Berliner Tageblatt; “A Europa e a América:

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Rock in Rio: eternamente jovem

A proposta deste artigo é discutir o papel do espetáculo Rock in Rio: O Musical como arauto do megaevento Rock in Rio. Embalado pelo sucesso que tem acompanhado os musicais no Brasil, acreditamos que o projeto do espetáculo de música,

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Megaeventos: a alquimia incontrolável da cidade

Este artigo analisa os desdobramentos provocados pelos megaeventos na sociedade contemporânea. Verificamos que as Exposições Universais do século XIX e, modernamente, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos produzem impactos sociais, cujos ecos escapam ao previsível. Mesmo efêmeras, as

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O Rock e o Rio num mundo politicamente correto

O momento é propício para o estudo de grandes aglomerações no Rio de Janeiro. Utilizando o Rock In Rio IV como objeto propomos um debate sobre os megaeventos enquanto potenciais palcos de promoção de campanhas de conscientização social que pretendem

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O consumo da representação da qualidade de vida

Este artigo analisa aspectos do consumo e da qualidade de vida, inspirados pela massiva influência da mídia na construção de uma atmosfera de equilíbrio das emoções e bem-estar, afetando o consumo material e imaterial no contexto das metrópoles. O propósito

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Artigos publicados em anais de eventos

Megaeventos: motores de transformação social

Este artigo analisa a apresentação do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres 2012. Durante cerca de 8 minutos, artistas brasileiros se revezaram em um espetáculo de clichês que mostrou músicas, fantasias e coreografias, representativas, sob o ponto

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Livros

Centres Commerciaux: Îles urbaines de la post-modernité

Les villes craquent. Avec la faillite du discours urbain moderne, les mégalopoles n’arrivent plus à gérer les embouteillages, la pollution, l’insécurité, etc. La ville post-moderne cherche à créer des espaces délivrés de ces problèmes ; lieux semi-privés, semi-publics, semi-fermés. Dans

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Destinos da cidade: comunicação, arte e cultura

Reunindo um conjunto de reflexões sobre temas como comunidades, mídia, consumo, esporte, lazer e arte, este livro destina-se, principalmente, a professores, profissionais, pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação. Além disso, tendo os espaços urbanos como ponto comum, os

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Redes urbanas: comunicação, arte e tecnologia

Mídia, representações sociais, arte, amor, método e tecnologia são as temáticas que circunscrevem este livro. A proposta comum entre os autores é a de colaborar com os estudos contemporâneos sobre as tecnologias de informação e da comunicação, a fim de

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Comunicação, narrativas e culturas urbanas

Percorrer títulos, nomes e temas desta coletânea permite-nos divisar belos passeios pela complexidade das culturas urbanas em ruas e avenidas que abriram Silvia Borelli e Ricardo Ferreira Freitas na organização e desenvolvimento das atividades acadêmicas do Núcleo de Pesquisa Comunicação

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Olhares Urbanos: estudos sobre a metrópole comunicacional

Hoje, temas como “sociologia urbana” e “antropologia urbana” atraem centenas de interessados a cursos, seminários e congressos. Ao mesmo tempo, o consumo invadiu todos os espaços da contemporaneidade e gerou profundas mudanças na percepção que indivíduos e empresas têm acerca

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Alimentação, Consumo e Cultura

Perspectivas sobre a comida (aqui entendida como alimento simbolizado), a partir das Humanidades, abrem o espectro de lentes, multiplicam as possibilidades de análises da vida. Gostos, sabores e saberes se entrelaçam conformando complexos fenômenos em intensa dinâmica no existir contemporâneo

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Megaeventos, Comunicação e Cidade

Grandes espetáculos promotores da aglomeração de milhares de pessoas, incentivadores do turismo e alardeados como propulsores da economia, os megaeventos, cada vez mais, têm intensa cobertura midiática. Admirá-los, criticá-los, conhecer os valores investidos e os desviados, sua relação com o

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Consumo, comunicação e arte

Arte não se refere apenas ao belo e ao efêmero. Ela é uma forma de produção de conhecimento que não se reduz ao prazer estético e pode ser entendida também como uma dimensão do pensamento, da técnica e da atividade

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Alimentação e consumo de tecnologias

Perceber a alimentação como objeto de estudo complexo é uma forma de produção de conhecimento que favorece encontros transdisciplinares em torno de questões que se desenvolvem em contextos plurais e mutantes, possibilitando trazer para a cena principal preocupações de uma

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Corpo e consumo nas cidades

O culto ao corpo, sua importância no processo de construção da identidade na sociedade contemporânea e sua clara relação com os códigos de distinção social pelo consumo nos coloca diante de uma nova percepção da corporeidade. O que é um

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Capítulos de livros

Shopping centers: ilhas da pós-modernidade

Dividido em cinco partes, o livro colige uma série de estudos sobre o fenômeno da comunicação na era pós-moderna. A obra está dividida em – I. Cultura, comunicação e significação; II. Aspectos históricos e evolutivos da comunicação; III. Ética e

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Corpo e consumo: a estética carioca

O que é o corpo? Reflexo, imagem, substância, carne, exterior, físico, objeto de estudos e/ou do desejo? Afinal, Que corpo é esse? A essa questão tão plural, comunicadores, sociólogos, psicanalistas, advogados e escritores, entre outros, procuram responder neste livro. Cada

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Alimentação, publicidade e identidade no universo do consumo

Perspectivas sobre a comida (aqui entendida como alimento simbolizado), a partir das Humanidades, abrem o espectro de lentes, multiplicam as possibilidades de análises da vida. Gostos, sabores e saberes se entrelaçam conformando complexos fenômenos em intensa dinâmica no existir contemporâneo cada

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Megaevento: uma lógica de transformação social

Grandes espetáculos promotores da aglomeração de milhares de pessoas, incentivadores do turismo e alardeados como propulsores da economia, os megaeventos, cada vez mais, têm intensa cobertura midiática. Admirá-los, criticá-los, conhecer os valores investidos e os desviados, sua relação com o

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Emoções nos corpos loucos em Caminho das Índias

A dimensão do sensível aponta para uma perspectiva distinta daquela implicada na lógica de uma cultura que se quer racional, objetiva, tecnológica. Refletir acerca da emoção, do pathos, sobre o corpo que os comporta e sobre os meios de comunicação

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Estado e indústria cultural: o olhar de José Nilo Tavares

“Esta é uma obra sui generis, sob todos os aspectos a partir dos quais for examinada. Primeiro, pela própria concepção do volume: reunião de textos teóricos que, embora periféricos à Comunicação Social, estritamente falando, com ela dialogam produtivamente. Segundo, porque

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Teses e dissertações