2ª Ação na escola Friedenreich

No dia 10 de maio, véspera do dia das mães, o Lacon, em parceria com uma empresa privada e com a Escola Municipal Friedenreich, realizou uma ação de sensibilização com os pais e com as crianças, sobre o consumo desenfreado de nossa sociedade. Nessa época festiva, muito se fala sobre o ato de presentear as mães. Essa ação procurou mostrar que não é preciso gastar muito para dar um presente especial.

Com um total de três oficinas e uma feira de trocas, as participantes puderam aprender como fazer um presente diferente e personalizado nas oficinas de ecobag e de confecção de chaveiros. Em ambas as oficinas, foram utilizadas sobras de tecidos, de forma a reaproveitá-los. Já na oficina de reaproveitamento de alimentos, foi ensinado a evitar o desperdício de alimentos na cozinha através de receitas que utilizam o alimento por inteiro, aumentando sua carga de nutrientes. Enquanto isso, na feira de trocas, mães e alunos trocavam roupas, bijuterias, sapatos, brinquedos, jogos, entre outras coisas que não usavam mais, por objetos que não eram mais úteis para algumas pessoas, mas que seriam úteis para outras.

Nesse dia, foi realizada, também, uma discussão com mães e alunos do quarto e do quinto ano baseada em uma parte do filme “Criança alma do negócio”. Com esses participantes, guiamos um bate-papo sobre como os pais e as crianças reagem às propagandas voltadas às últimas. A partir daí, a discussão teve continuidade de forma a mostrar para os pais e para as crianças que o importante não é ter ou comprar tudo que se vê, mas sim aproveitar o que já se tem da melhor forma possível, dando ênfase nas relações interpessoais.