A temática da edição nº 63 da Revista Logos “Comunicação e Diversidade nas Organizações” segue o principal eixo da pesquisa realizada pelo Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (LACON), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas, professor da FCS/UERJ e bolsista PQ2 CNPQ e Cientista do Nosso Estado da Faperj. A produção acadêmica do LACON com a temática da diversidade vai desde a produção de newsletter Berro! Comunicação para a Diversidade, voltada para o público LGBTQIAPN+, até pesquisa de iniciação científica, como a “Comunicação e Diversidade em Marcas Cariocas: Farm, Rede Globo e Petrobras” e a participação em congressos de comunicação. Nesta edição da Logos, os editores convidados são os professores Ricardo Ferreira Freitas e Maria Helena Carmo, integrantes do LACON, e Thiago Soares (UFPE).
A Revista Logos (PPGCOM/UERJ) convida pesquisadoras e pesquisadores para apresentarem artigos ao dossiê “Comunicação e Diversidade nas Organizações”, a ser publicado em dezembro de 2024. A edição propõe uma abordagem crítica sobre as performances das marcas organizacionais a respeito dos processos de inclusão dos diferentes públicos abarcados pelo conceito de diversidade, com especial destaque para integrantes da comunidade LGBTQIAP+, e priorizando também questões interseccionais ligadas a dimensões de raça, neuro divergência e cidadania em contextos organizacionais. Percebe-se uma “virada inclusiva” a partir da primeira metade da década de 2010 com a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão e do debate público sobre criminalização do racismo e da homofobia e a adequação das organizações em torno de uma agenda eminentemente mais democrática.
Debates críticos em torno do racismo, capacitismo, etarismo (ageism) LGBTfobia, além de reivindicações sobre a necessidade de debater saúde mental adentram campos organizacionais e mercadológicos promovendo amplas discussões sobre as relações entre capitalismo, bem estar social, negócio e cidadania. No centro deste debate estão as relações entre performance de marca, contextos organizacionais e aportes sobre inclusão, colocando em evidência a necessidade da interdisciplinaridade no terreno da Comunicação Organizacional para a criação de novos aportes teórico-metodológicos que dêem conta dos desafios do contemporâneo.
Interessam a esse dossiê trabalhos teóricos, empíricos e analíticos que complexifiquem as relações entre mercado e inclusão, abordando situações relacionadas à visibilidade publicitária, representação e representatividade, performance e marca, inclusão e mercado de trabalho, indústrias da cultura e do entretenimento em suas agendas inclusivas, entre outros aspectos. Em uma perspectiva interdisciplinar, o dossiê objetiva agregar contribuições de diferentes áreas de conhecimento, sem perder de vista as temáticas da Comunicação. Como eixos temáticos, propõem-se:
1) O passado ainda presente: fantasmas da Comunicação Organizacional na pauta da diversidade no mundo de trabalho;
2) Estudos de performance, Comunicação Organizacional e Teorias Publicitárias: enlaces conceituais possíveis
3) Repercussões midiáticas de movimentos legais e trabalhistas de pessoas LGBTQIAP+;
4) Eventos temáticos e imaginários de diversidade: protagonismos da produção cultural nas políticas de inclusão;
5) Aportes teóricos e metodológicos para estudo de diversidade e inclusão na Comunicação Organizacional;
6) Perspectivas críticas para análise das relações entre Indústria do entretenimento e agendas da diversidade;
7) Comunicação e acessibilidade nas culturas urbanas e nos equipamentos culturais;
8) Queerizar/ cuirizar o mundo corporativo: éticas, pactos e solidariedades;
9) Estéticas e sensibilidades nas Políticas de Diversidade e Inclusão;
10) Comunicação organizacional, Estudos de Saúde e Cidadania.
Editores convidados: Ricardo Freitas (UERJ), Thiago Soares (UFPE) e Helena Carmo (UERJ).
O dossiê aceitará as propostas até 31 de julho de 2024.