O IX Forum de Debates sobre Povos e Culturas da Américas, encontro bianual organizado pelo Núcleo de Estudos das Américas (Nucleas/UERJ), foi realizado entre os dias 9 e 12 de setembro de 2019.

O Núcleo de Estudos das Américas (Nucleas) teve a apresentação do grupo CAC da UERJ na Mesa “Comunicação, Arte e Cidade”, no dia 12 de setembro de 2019. Diversos pesquisadores de Comunicação da UERJ, Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Lacon apresentaram suas pesquisas em andamento.

 

Confira abaixo a relação dos trabalhos da mesa “Comunicação, Arte e Cidade”: 

O povo e seus costumes: ensinamentos sobre comunicação, cidade e cotidiano nas palavras de João Maia – Adelaide Chao (UERJ) e Eduardo Bianchi (UVA)

Afeto virtual: consumo e sociabilidades nas redes sociais das brecholeiras de Madureira – Jorgiana Melo de Aguiar Brennand (UERJ)

A Escola de Chicago, as interações e o paradigma praxiológico de Quéré: contribuições para o estudo de identidades – João Renato C. Bennazzi (UERJ)

Carnaval Pirata: Músicos e ambulantes em aliança no Rio de Janeiro – Victor Belart (UERJ)

No vai e vem das rodas, eu me “alimento” desse lugar: A comida de rua como expressão polifônica no Centro do Rio de Janeiro – Monica Neustadt (UERJ/UVA)

Revolução no Processo Comunicacional Pós-Moderno: Um Estudo de Caso Sobre a Interatividade Multitela entre Rede Globo e Natura – Marcelle Teixeira (UVA) e Thiago Lima (UVA)

Produtos da Gente: o retorno do Sertão Carioca – Rodrigo Morelato (UERJ)

Geosímbolos: configurações possíveis na dinâmica bate-boleira – Guto Lacerda (UERJ)

Cinema NA rua e performatividade: ocupações entre bordas e brechas na cidade do Rio – Tatiane Mendes (UERJ)

“Mergulhando nas águas do mar carioca”: do banhista moderno ao contemporâneo – Alessandra Porto (UERJ)

 

Pesquisadores do Lacon participam de Fórum do Nucleas