Nesta quinta-feira, dia 28 de março às 15h, será realizada a defesa da dissertação de mestrado ”De maravilhosa à olímpica: a ‘cidade-megaevento’ e a comunicação do Rio Media Center” de Adriana Moreira, orientanda do prof. Ricardo Ferreira Freitas.

 
O evento acontecerá no auditório do Centro Tecnológico da Faculdade de Comunicação Social, no 10º andar, bloco F, sala 10.044.
Adriana Moreira é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, tem especialização em Gestão de Projetos pelo Coppead-UFRJ (2010) e graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade da Cidade (1991). Tem grande interesse em estudos e pesquisas nos seguintes temas: comunicação, relações públicas, cidade, megaeventos, consumo e imaginário.
Resumo:
O objetivo principal desta dissertação é analisar as narrativas dos materiais produzidos pelo Rio Media Center (RMC), centro de imprensa da cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, com base nos atributos da marca “Cidade Olímpica”, para a produção de sentido do projeto de transformação urbana impulsionado pelo megaevento esportivo. Como ponto de partida, fizemos um breve levantamento histórico sobre o desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, entre o século XIX e o início do século XX, para compreender o protagonismo da capital carioca diante do mundo e a construção da sua vocação para sediar eventos. Abordamos, em seguida, a influência da mídia e dos fenômenos contemporâneos do city branding e da marca no planejamento de comunicação do RMC. Analisamos ainda o centro de imprensa como um projeto de Relações Públicas, considerando os conceitos de comunicação organizacional, bem como incluímos uma discussão sobre os megaeventos como propulsores da dinâmica competitiva do mercado global de cidades para atender às demandas da sociedade de consumo. O estudo também enfoca o uso e o consumo da comida típica e de manifestações culturais brasileiras como agentes comunicacionais em busca de conexão com a identidade nacional. Na parte final, são analisadas as narrativas institucionais dos materiais distribuídos aos profissionais credenciados pelo RMC, sob a perspectiva discursiva de Andrea Semprini (2010), que se ajusta ao propósito de fortalecimento da imagem do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Rio Media Center. Jogos Olímpicos. Citybranding. Megavento. Marca.
Defesa de dissertação sobre o Rio Media Center, dia 28/03