Por Douglas Vinicius Alves| Novembro/2018

Você sabe o que é a Black Friday? E onde ou quando ela começou? Sabe o porquê desse nome?
Se quiser saber mais sobre a história dessa recente, mas já reconhecida data no nosso calendário comercial, é só se ligar no que vamos te mostrar.
A Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras de fim de ano, com significativas promoções em muitas lojas varejistas, de eletrônicos e de departamentos. Um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, a data é celebrada na quarta sexta-feira do mês de novembro.
A teoria mais aceita sobre o surgimento da expressão “Black Friday”, que em português significa sexta-feira negra, nos diz que ela foi criada na década de 60 por policiais da Filadélfia. O termo surgiu para expressar o grande número de pessoas, o caos e os engarrafamentos provocados por essa específica sexta-feira, véspera de feriado.
Com o crescimento do comércio digital internacional, a data, tipicamente norte-americana, se espalhou para outros países, fazendo com que até mesmo empresas brasileiras entrassem na onda das superofertas. A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. Desde 2013, as vendas nesse dia apresentam aumentos sucessivos e batem recordes a cada ano, consolidando-se como uma data importante para o comércio nacional.
Apesar da proposta da Black Friday, alguns lojistas elevam propositalmente os preços dos produtos antes da data, para poder anunciá-los por um preço mais baixo durante o evento, numa tentativa de fazer os consumidores acreditarem que estão fazendo um bom negócio. Por conta disso, o Procon, em diversos estados do país, realiza o monitoramento dos preços a fim de evitar fraudes.
Logo, para aproveitarmos esse “feriado do consumo” é só estarmos atentos e tomarmos alguns cuidados, tais como: pesquisar bastante antes de comprar um produto; verificar as avaliações da empresa antes de finalizar seu pedido (ReclameAQUIConsumidor.gov); comparar preços em sites especializados (Buscapé, Zoom, entre outros). 

#BlackFridayConsciente: o que você precisa saber sobre essa data