É com muita tristeza que o Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo vem prestar sua solidariedade a todos os historiadores, antropólogos, biólogos, museólogos e servidores públicos em geral do Museu Nacional.

A tragédia de ontem (02/09) representa o desprezo com que a cultura, a ciência e o patrimônio histórico são tratados em nosso país. Esse descaso é bem conhecido por todos nós que fazemos parte da comunidade acadêmica da UERJ, universidade que vem resistindo a duras penas diante dos sucessivos cortes de verba impostos pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.

O Lacon acompanhará os esforços para a recuperação da memória do museu mais antigo do Brasil. Se você possui alguma imagem (fotos, vídeos, selfies) do acervo e do espaço expositivo envie para o e-mail thg.museo@gmail.com. Essa é uma iniciativa dos estudantes de museologia da Unirio.

Vale lembrar ainda que hoje (03/09), a partir das 16h, acontecerá a manifestação “Luto pelo Museu Nacional” na Cinelândia. O ato é organizado por diversas entidades estudantis, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (SNPG), o DCE UFRJ e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

#lutopelomuseunacional

Rio de Janeiro, 2/9/2018. Incêndio destrói o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Foto: Angelo A Duarte
Luto pelo Museu Nacional