Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UERJ (2014). Especialista em Marketing pela Universidade Estácio de Sá (2000). Graduada em Comunicação Social (Habilitação: Relações Públicas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). Professora do IBMEC/RJ (Graduação em Comunicação Social) e da Pós-Graduação (Lato Sensu / MBA). Coordenadora do MBA em Comunicação nas Organizações da Escola de Pós-Graduação das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Também atua como docente na Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Candido Mendes, e lecionou nos cursos de MBA do IGEC/FACHA (2015/2017). Profissional de Comunicação e de Marketing, com ênfase nas áreas de Pesquisa e Planejamento de Marketing, Comunicação Organizacional e Assessoria de Comunicação e de Imprensa. Foi professora das seguintes instituições de ensino superior: Faculdade CCAA (2010/2014) e Universidade Gama Filho (2004/2007). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1524579220646197

Alessandra de Figueredo Porto