O Lacon está representado em um dos maiores congressos de Comunicação do Brasil, a Compós. Ricardo Freitas, Roberto Vilela e Flávia Mello apresentaram nesta quinta-feira (07/06) o artigo “Imaginários do Rio: megaeventos, marcas e consumos” no Grupo de Trabalho Consumos e Processos de Comunicação.

Leia abaixo o resumo do artigo:

A partir da análise de alguns rastros históricos da cidade do Rio de Janeiro e das intervenções que sofreu recentemente para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas, pretendemos debater as mutações do Rio e sua marca-cidade. O imaginário construído e legitimado midiaticamente serve de matéria-prima às práticas institucionais que modificam o espaço readequando-o aos interesses das coalizões governamentais e empresariais. Este modelo de governança olha para a cidade e a administra como uma mercadoria que deve ser valorizada e cultuada, a fim de se projetar num mercado internacional em que concorre com outras cidades. Assim, observamos que, a partir dos grandes projetos de requalificação urbana, a prefeitura do Rio e os diversos agentes de mercado (empresas, produtores e veículos de mídia) têm se apropriado de símbolos, ícones e imaginários do Rio de Janeiro, do passado e do presente, para ressignificar o espaço e, desse modo, reconstruir simbolicamente a “marca Rio”.

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Pesquisadores do Lacon apresentam artigo na Compós 2018